x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 8.224

Balanço Simples Nacional - Falecimento de sócio

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 11:06

Bom dia!

Gostaria de uma orientação, a empresa é optante pelo Simples Nacional e um dos seu sócios faleceu. Começou o processo de inventário devemos fazer o balanço patrimonial na data do falecimento ou será usado do último exercício? A advogada pediu um balanço por quotas patrimoniais como assim? Depois de pronto divido pelas quotas de cada sócio(02sócios)?

Desde já agradeço a ajuda.

Renan Caitano

Renan Caitano

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 12:36

Ola Fernanda, Boa Tarde como vai?

Irei colocar a minha opinião aqui, não te digo que é o certo, pois em questões societárias são avaliados varios pontos.
o primeiro ponto é se havia mais de 02 socios, pois se houvessem o3 socios(por exemplo) e o terceiro falecesse, a sociedade continuaria existindo normalmente.
Agora... Balanço Patrimonial por "quotas" eu nunca ouvi falar(ta certo que tenho pouca experiencia, mas nem nunca li nada sobre esse tal balanço ai...), olha... me pegou com esse balanço por quotas... será que ela quer sabe da distribuição dos dividendos ou do PL...
ta ai... quem souber..
Abraço!

"É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, do que ficar na fila dos pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota"
Renan***CCB
Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 13:09

Boa tarde Renan!

Vou bem e você?

Eram dois sócios somente.

Esse balanço por quotas eu nunca vi também o "normal" esta pronto.

Obrigada pela ajuda

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 19:29

oi, as cotas dos socios estao informadas no contrato social; suponhamos que o capital social seja de 50.000 reais sendo 25.000 quotas p/socio "a" e 25.000 quotas p/socio "b", logo na contabilidade fica registrado:

d- caixa/banco (ativo circulante/disponivel) r$ 50.000,00
c- socio fulano de tal...(patrimonio liquido/capital social integralizado) r$ 25.000,00

vlr. ref. integralizaçao de 25.000 quotas do capital social pertinente a abertura da firma tal em conformidade c/ contrato social registrado na junta comercial ou cartorio de registro civil sob numero xxx em xx/xx/xxxx.

No balanço patrimonial analitico vai ficar demonstrado:

ativo. passivo
ativo circulante. passivo circulante
disponivel. patrimonio liquido
caixa/banco. capital social integralizado
r$ 50.000,00. socio fulano. r$ 25.000,00
. socio sicrano r$ 25.000,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.