Oi, o sistema erp leva um certo tempo p/ ficar c/ todos os parametros que venha a atender a legislaçao tributaria municipal, estadual e federal. Quanto ao Plano de Contas, dependendo da atividade da empresa existe Pc padronizado por orgaos nornativos, p.ex. seguradora deve utilizar Pc determinado pela susep, consorcio e administradora de fundos seguem a estrutura determinada pelo bacen ecosif. Caso a tua empresa nao se enquadra c/os itens acima comentados, vc deve ver c/a diretoria (ou gerencia/supervisao etc.) quais dos PC's, se o do erp ou o do escritorio de contabilidade, atende as necessidades da empresa. Uma vez definido como deve ser o PC, fica mais facil p/o administrador do sistema Erp fazer as alteraçoes e melhorias necessarias. Quanto que aos valores divergentes do balanço/balancete diferem do Erp, vc deve usar como parametro o Balanço/balancete assinado pelo contador, pois o relatorio enviado por ele, presupoe-se que esteja em conformidade c/valores que vem atendendo a legislaçao tributaria em vigor. Na medida q vc for comparar resultados vc vai ter que se aprofundar no conhecimento e nas tecnicas e tematicas contabeis e tributarias. E vc (ou outra pessoa ondicada pela diretoria/gerencia/supervisao) que deve nortear o administrador do sistema Erp.