x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.115

Deposito não Identificado

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 08:18

Bom dia Colegas de Profissão.
Estou com uma dúvida , quanto a depósitos não identificados.Estou lançando da seguinte forma:
D-BANCO
C-CAIXA
Mas o caixa esta ficando negativo, pois esta saindo da conta.Existe um outro lançamento que não credite o caixa?Poderia lançar assim?:
D-BANCO
C-RECEITAS NÃO OPERACIONAIS

Desde já agradeço a atenção!!!!

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 08:25

Julio, na verdade vc deve identificar qual foi a real situação para fazer o lançamento contábil de maneira correta.

Se o caixa esta passando negativo, tem algo errado nos registros contabeis, pois se o depósito foi feito pela propria empresa, na realidade deveria haver saldo sim, porem não bate com os saldos contabeis.

Receita não é viável, pois geralmente a origem não se trata de um depósito, pois tem que haver documento habil de comprovação.

raphael penido arantes

Raphael Penido Arantes

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 09:05

Bom dia Julio, primeiramente o caixa da empresa ficar negativo é um erro bem grave, faça a conciliação dessa conta...
Em relação a tua pergunta, ao meu ver deve ser contabilizado da seguinte maneira.
D - Banco
C - Clientes Diversos (passivo)

e quando o cliente for identificado:
D - Cliente Diversos (passivo)
C - Cliente (ativo)

Ao responder tua pergunta me surgiu uma duvida, que deixo ao demais colegas, Há prazo especifico em que depositos não identificados, posssam ser "apropiados" como receita não operacional? ou ele devera constar no passivo por tempo indeterminado?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 09:50

Raphael Penido Arantes, bom dia.


Desconheço existência de prazo. Quando ocorrer fatos dessa natureza, o correto exigir a gerencia da agencia da conta a retirada do valor, acrescido de todos os rendimentos gerados, quando for o caso e pedir um documento comprobatório da operação. O assunto deve ser levando por escrito, com comprovante de entrega, ao conhecimento do banco, que irá localizar a origem do depósito e tomar as providências cabíveis.

Parece uma coisa banal, mas o assunto pode recair em apropriação indébita ou seja apropiar-se do que não lhe pertence e o fato configura-se com a permanência da importância na conta corrente.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.