x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.721

Construtoras, Imobiliárias e Incorporadoras

Tobias Watzko Batistuti

Tobias Watzko Batistuti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 17:07

Tenho algumas duvidas, alguém poderia me auxiliar:

1- O plano de contas, no ATIVO como cita na sua apostila:
Construções em andamento
Obra tal
Salários
INSS
Material Aplicado

Assim teria todas essas contas para todas as obras. Não conseguiria ter mais resumido o plano de contas, e ter um livro auxiliar da contabilidade por centro de custo, por lote, ou por apartamento?

2- Quando vendo uma casa que ainda está em construção. Na aquisição de material para a construção dessa casa, contabilizaria como construções em andamento do ativo, ou diretamente em custo contas de resultado?

3- Na contratação de pessoal(mão de obra), o custo com cada obra é contabilizado no ativo. Mas no pagamento das obrigações, por exemplo, INSS, FGTS, Sindical entre outras(passivo) eu preciso ter em separado por obra também? modelo abaixo para compreensão:

Passivo
Passivo Circulante
Obrigações
Obra Tal
Salários
INSS
Obra B
Salários
INSS

"Carpe Diem" - Façam valer a pena!
Saimon Heleodoro

Saimon Heleodoro

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 17:26

Boa tarde, Tobias

1 - Costumo criar contas para cada empreendimento nas empresas de construção civil, infelizmente o plano de contas acaba ficando imenso.

2 - Na venda de unidades em construção os custos e receitas devem ser reconhecidas utilizando a metodologia do POC (Percentual de Obra Concluída).

3 - Não é necessário separar por empreendimentos as obrigações, apenas os custos e receitas. Exceto nos empreendimentos de Patrimônio de Afetação, cuja contabilidade deve ser feita em separada, conforme legislação específica.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 13:47

Oi, veja se o sistema contabil que voce utiliza trabalha por centro de custos. Caso positivo ao final de cada mes voce transfere o saldo do centro de custos da obra xxx p/o estoque da obra xxx do ativo circulante.

Tobias Watzko Batistuti

Tobias Watzko Batistuti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 14:18

Boa Tarde Peri, sim, nosso sistema faz por centro e custo, mas o centro e custo eu preciso atrelar a uma conta contábil, e minha duvida era essa, pois vou precisar apresentar no balancete o custo do salários, por exemplo, de casa obra em separado, ai terá várias contas contábeis de salários. Não pode ter uma única conta contábil de salários no ativo da contabilidade, e ter o centro de custo separado por obra, apartamento, lote e etc. O Saimon me indicou para ter o plano de contas separado mesmo.

"Carpe Diem" - Façam valer a pena!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.