x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.994

Caixa negativo da filial

Ricardo Suzin Silveira

Ricardo Suzin Silveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 15:19

Boa tarde a todos.

Tenho duas dúvidas.

A primeira é:
- Um empresário individual, com capital de R$ 40.000,00 abriu uma filial em outro município com destaque de capital de R$ 15.000,00.
Como procedo de forma correta a contabilização deste destaque de capital da filial?

Segunda pergunta:
- Se a filial possui R$ 1.000,00C de saldo em caixa e a matriz possui R$ 10.000,00D de saldo em caixa, posso deixar a filial com saldo negativo desde que o saldo de caixa da matriz esteja positivo?

Obrigado.

Att.
Ricardo Suzin Silveira
Assessoria Contábil Ideal
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 18:39

A primeira é:
- Um empresário individual, com capital de R$ 40.000,00 abriu uma filial em outro município com destaque de capital de R$ 15.000,00.
Como procedo de forma correta a contabilização deste destaque de capital da filial?

R- A atribuição de capital para filial é somente para efeitos societários e se restringe a constar do contrato social e pagamento da contribuição sindical patronal. Não significa transferência financeira para a filial.

Segunda pergunta:
- Se a filial possui R$ 1.000,00C de saldo em caixa e a matriz possui R$ 10.000,00D de saldo em caixa, posso deixar a filial com saldo negativo desde que o saldo de caixa da matriz esteja positivo?

R- Não, você deve corrigir o erro, pois alguma coisa lançada no caixa da filial foi pago diretamente pela matriz.
É preciso acertar.

Ricardo Suzin Silveira

Ricardo Suzin Silveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 08:58

Salvador, obrigado pela atenção, mas ainda não ficou totalmente esclarecida a minha segunda pergunta. Quero tentar entender melhor.

Se não houve o destaque de capital na filial, por certo, não houve entrada de dinheiro no caixa da filial.
Como vou proceder neste caso? Como injetar dinheiro no caixa da filial se não houve o destaque do capital na filial?

Att.
Ricardo Suzin Silveira
Assessoria Contábil Ideal
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 11:08

A filial não precisa necessariamente receber aporte financeiro, pois as operações são integradas. o que a filial precisar será remetido independente do capital.
Suponha que a filial precise de 30mil para comprar materiais ou mercadorias. Você vai ao banco ou toma emprestado e remete para lá, pronto.

Coimo disse a atribuição de um valor de capital para a filial só tem efeito de pagamento da contribuição sindical patronal ao sindicato local.

Lembre-se o capital social registrado e integralizado é um todo que pertence à empresa como um todo ou seja a matriz e todas as filiais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.