x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.273

Leandro Barbosa

Leandro Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 22:09

Prezado,

Construo casas para vender. Acredito que o CNAE nesse caso seja o 4110-7/00. Estou pensando em abrir uma empresa para continuar minhas atividades e gostaria de saber o seguinte: Qual o sistema de tributação escolher? Quais impostos minha empresa ficaria sujeita a pagar? Desde já grato.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Sábado | 9 novembro 2013 | 11:37

Se você não incorpora prédio e nem faz loteamentos,(se fizer isso você se equipara a uma pessoa jurídica), acho que é melhor você ficar como pessoa física pagando 15% sobre o ganho de capital.

Abrir uma empresa obriga a custos diversos, com obrigações acessórias e no lucro presumido será pago IRPJ, CSSL, PIS e Cofins, além das taxas de licenças municipais, contribuição sindical, serviços de contabilidade, etc.

No Simples nacional a burocracia é menor e os encargos vão depender do seu faturamento.

Com base no que falei, consulte um Contador de sua cidade e veja a melhor alternativa.



Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 9 novembro 2013 | 13:22

Olá Leandro, vou tentar esclarecer alguns pontos básicos sobre sua dúvida, no entanto, realmente é recomendado a consulta junto a um Contador da sua cidade/região, pois o profissional poderá lhe trazer maiores informações e até mesmo um planejamento tributário completo cujo envolve a coleta de mais dados para a sua elaboração, nada melhor que uma boa conversa, pois os resultados são maiores, pois pelo fórum/tópico pode ficar muito extenso dependendo da situação;

Qual o sistema de tributação escolher?

Você pode optar pelo; Lucro Presumido, Lucro Real ou adotar RET - Regime Especial de Tributação
* Dependendo da sua movimentação, pode ser mais vantajoso o RET ou Lucro Presumido, em alguns poucos casos pelo Lucro Real.

Quais impostos minha empresa ficaria sujeita a pagar?


Pelo LUCRO PRESUMIDO

Impostos sobre faturamento (Regime Cumulativo)
Pis sobre faturamento: 0,65%
Cofins sobre Faturamento: 3%
IRPJ: 1,2% (Alíquota direta ou Faturamento X 8% X 15% e Lucro presumido superior à 60mil no trimestre, é cobrado adicional IR)
CSLL: 1,08% (Alíquota direta ou Faturamento X 12% X 9%)

Previdenciária – Folha de Pagamento
INSS patronal: 20%
Terceiros: 5,8%
FGTS: 8%
* Esse regime é o mais utilizado nesse ramo de atividade (Construção Civil), mas está havendo muitas adoções ao RET em virtude dos benefícios.


Pelo LUCRO REAL

Pelo Lucro Real – Impostos (Regime Não-Cumulativo)
Pis sobre faturamento: 1,65%
Cofins sobre Faturamento: 7,6%
IRPJ sobre lucro auferido: 15% (Lucro superior à 60mil no trimestre, é cobrado adicional IR 10% sobre o que ultrapassar)
CSLL sobre lucro auferido: 9%

Previdenciária – Folha de Pagamento
INSS patronal: 20%
Terceiros: 5,8%
FGTS: 8%

No regime não cumulativo, a empresa pode SE CREDITAR do PIS/COFINS sobre os bens e serviços utilizados na produção e entre outros cujo reduz a carga tributária, veja as Leis 10.637/03 e 10.833/03.


Pelo RET - REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO

Pelo RET – Impostos (Cumulativo/Definitiva e tem exigências para se enquadrar)
Pis sobre faturamento: 0,37%
Cofins sobre Faturamento: 1,71%
IRPJ: 1,26%
CSLL: 0,66%

Previdenciária – Folha de Pagamento
INSS patronal: 20%
Terceiros: 5,8%
FGTS: 8%

A partir de 01/01/2013, em face do art. 4º da Medida Provisória 601/2012 vigeram as alíquotas/tabela de impostos supracitadas, pois esse regime carece de um controle assíduo da empresa e dedicação maior do contador pelo fato das exigências e entre outras.

Observação: Com a DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO na construção civil, a empresa passara a recolher 2% sobre o faturamento, ao invés, dos 20% sobre a folha.

Quanto a tributação da PESSOA FÍSICA, cuide-se na contratação de pessoal, tem tributos envolvidos também.

De forma rápida e resumida é isso, posso ter esquecido de algum detalhe cujo os nobres colegas podem contribuir com mais informações, respondi meio na correria porque estou de saída, peço desculpa se houver erro de grafia ou colocação...rsrsrs.


Espero ter ajudado

Att.
Vanderlei Arraes Thibes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.