x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.330

Cliente sem saldo de contas contábeis

FELLIP BITTENCOURT PEREIRA

Fellip Bittencourt Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 11:28

Prezados, estou precisando de uma ajuda de como proceder em um caso meio chato.
Onde estou com um novo cliente no escritório, simples nacional, e seu antigo contador, não estava fazendo a devida contabilização de suas movimentações, com tudo o cliente não possui ao menos um balancete, ou livro caixa que a antiga contabilidade possa me passar para estar fazendo os lançamentos de saldo das contas contábeis. E o cliente também não tem o menor controle de suas movimentações.
E eu gostaria de saber como fazer a implantação de saldo das contas contábeis, advindas da antiga contabilidade, devo começar do zero? e como devo formalizar esta situação.
Desde já agradeço a atenção de todos.. obrigado

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 12:50

Vc pode esta fazendo o balanço de abertura com os saldos das contas a partir do mes que esta empresa passou a ser seu cliente.Sera um pouco trabalhoso pois como vc mesmo disse este cliente nao tem muito controle entao vc tera que buscar o maximo de informação possivel para buscar os saldos das contas e a partir dai continua a fazer a contabilidade mensalmente. Ou Solicitar ao seu cliente que o contador anterior faça a contabilidade devidamente como tem que ser feito pois ele recebeu pra isso ou vc combine com ele um valor pra vc fazer a contabilidade da empresa anterior a data do seu contrato de prestação de serviço.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 13:00

Oi, o antigo escritorio deveria lhe fornecer o ultimo balanço/balancete assinado; caso negativo, peça a teu cliente que lhe entregue toda a documentaçao que ele tiver, usa use uma planilha do excel que vai ser-lhe util na apuraçao dos saldos.
Caso vc nao consiga resolver a situaçao c/a sugestao acima comece apurar o patrimonio atraves do "balanço de abertura".

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2013 | 13:16

Estou de acordo com Peri e Lara... Será bem mais fácil pra você fazer a partir do balanço de abertura, já que o empresario pelo visto não tem controle documental sobre a movimentação da entidade.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Helder José de Oliveira Serra

Helder José de Oliveira Serra

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 13:10

Puxa gente, antes de responder aos tópicos, certifiquem-se do que vão falar, não respondam nem façam comentários sem se fundamentarem. A resposta mais coerente e dentro das normas técnicas é a do Breno Duarte, mesmo ele concordando com o Peri e a Lara. Como pedir ao antigo escritório um balanço ou balancete, se o Fellip está afirmando que o antigo contador não fazia escrituração? O certo é levantar o patrimônio atual (Máquinas e equipamentos, moveis e utensilios, instalações, imóveis, veículos, inventário de estoque, saldos de contas bancárias, se houverem e o dinheiro da firma que ele tiver em mãos), junte-se a um mecânico e avalie o máquinário, ou contrate um perito avaliador e faça a avaliação dos bens e lance-os contra o Patrimônio Liquido. Não se esqueça de lançar antes o capital inicial que serviu de base para a abertura da firma. A diferença entre esse capital e o patrimônio avaliado, é oriunda dos resultados desses anos sem contabilidade, que o empresário embolsou como lucro. Voce pode também usar a declaração de IR da empresa, se tiver, e tirar de lá algumas informações. Concordam.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.