x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.517

Registro de entrada/saida - Escola Particular

João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 14:12

Olá amigos, contabilizamos escola particular. Uma dúvida, a escola fez compra de livros, estes livros são revendido para os alunos, devo fazer nota venda de livros? Deve ser nota eletronica? Lembrando que escola é prestadora de serviços.

Outra dúvida, como trata o lançamento das notas de bonificação de brinquedos para os alunos?

@contabilidadeecontat
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 23 novembro 2013 | 15:38

João Paulo Delesposte, boa tarde.



Veja bem, você nos lembra que Escola é prestadora de serviços, blz :) Então, desde o momento em que a escola passa a vender livros, ela se torna também uma empresa comercial e portanto, tem que ter sua inscrição no estado para garantir a transação comercial, caso contrario está está irregular junto a fazenda estadual. Trocando em miudos, além prestar contas ao fisco municipal e federal, a escola também passará a prestar contas ao fisco estadual. E como se resolve isso, fazendo uma alteração contratual adicionado ao objeto social da empresa a atividade mercantil ok?


Com relação a bonificação de brinquedos, a escola ja devidamente inscrita na Fazenda Estadual, emitirá uma Nota Fiscal de saida no ato da entrega dos brinde.

Dependendo do volume de brindes distribuido poderá ser emitida uma unica Nota por mes para acobertar a entrega aos alunos. Lembrando que por se tratar de brindes a nota fiscal deverá te destaque de icms quando houver destaque desse imposto na entrada.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.