x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.497

Contabilização de estoque por cupom fiscal

Fillipe Lima

Fillipe Lima

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 10:38

Bom dia, estou com um problema, trabalho contabilizando empresas de serviços médicos, porém estou contabilizando uma ótica, minha duvida é em relação ao estoque, as notas de entrada foram lançadas gerando os seguintes lançamentos

D- estoque de mercadoria
C- fornecedor

até aí tudo bem, porém a ótica não tem controle de estoque e emite cupom fiscal, e estou percebendo que o estoque está ficando cada vez maior e não sei o que fazer uma vez que essa empresa só aumenta o estoque comprando mas não tem uma saída dessa mercadoria.

Obrigado.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 11:12

Prezado Felipe,

O erro está em não realizar as devidas baixas pela venda das mercadorias. O ideal é que seja feito um controle de estoque, onde fica registrados todos os produtos e seus respectivos preços de custo e consequentemente nas suas vendas reconhecer tal valor como CMV (Custo da Mercadoria Vendida). Contudo, para que seja adotado tal mecanismo na empresa em questão será necessário realizar um inventário físico e confronta-lo com os registros contábeis, procedendo os ajustes que forem necessários, dessa forma, você terá o estoque físico igual ao estoque contábil e a parti desse momento deverá adotar a metodologia sugerida.

At.
Marcos Vinicius

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 11:55

Fellipe, não é aconselhável, pois, assim, você terá uma carga de gastos em Dezembro que na verdade é do ano todo. Contudo, se a empresa for do Simples, e consequentemente, não está obrigada a realizar uma contabilidade completa (referencia as empresas do Lucro Real) , pode ser feito. Mais uma vez volto a sugerir que seja feito o controle de estoque que mencionei. Tipo agora em Dezembro entre me contato com os sócios da empresa explique a metodologia e diga para procederem o inventário físico no ultimo dia de Dezembro e a partir de Janeiro será utilizado um novo controle de estoque, controle este que deve ser verificado e contabilizado mensalmente.

Fillipe Lima

Fillipe Lima

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 12:18

ok, é do simples, estarei fazendo conforme você disse, a partir do ano que vem orientarei para que seja feita mensalmente.

Obrigado pela atenção Marcos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.