x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 892

O rapaz do Fiscal está chateado comigo por causa do ICMS!

Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 16:27

Boa tarde, colegas!
Meu primeiro estágio foi em Auditoria Externa e depois passei meses estagiando em Controladoria. Agora, fui promovido para trabalhar no setor Contábil da mesma empresa, sou Assistente Contábil. Além disso, ainda trabalho com a Controladoria, afinal, meu 'ex chefe' também foi 'incorporado' e agora é Administrador Geral (ele tem escritório de prestação de serviços no ramo de Controladoria, Auditoria e Finanças).

Já estou no segundo mês aqui na Contabilidade, estou amando, fazendo coisas novas etc. Fico na mesma sala que o rapaz do setor Fiscal. Ele sempre me tratou bem, me ajudava, ajudei ele diversas vezes na parte Fiscal, inclusive, faturando por duas semanas enquanto ele viajava a negócios da empresa.

Estou tendo aulas de Práticas Contábeis, no sistema Fortes, e estava revisando compras e vendas de mercadorias. Sou do Ceará, quando vendo para todos os Estados a alíquota é 12%, alíquota interna é 17%.

Problema:

- Quando estava faturando emiti NF's para fora do meu Estado tirando 17% e não 12%. Olhei o histórico de NF's e vi que estava sendo tirado 17% para fora (ou seja, o Fiscal também tava errando). Fiquei preocupado e perguntei a ele mesmo se tava certo, ele disse que tava, então fiquei todo encucado. Perguntei para a contadora e ela também afirmou que estaria certo, por causa do convênio que temos (redução na base de cálculo de 60%). Fiquei mais encucado ainda, pois sabia que tinha algo errado.

No dia que eles dois tavam apurando, viram os erros e ficaram sem nada a dizer. Eu assumi o meu erro, tinha faturado tirando 17% para fora. Ela perguntou se era só essa notas, falei que o histórico todo (empresa iniciada em junho/2013).

Resultado: o Fiscal tá com raiva de mim, não fala mais, fica com cara feia. Disse que eu falei para empresa toda, sendo mentira, só falei com ele e com a contadora. Os gestores nem sabem.

Hoje não aguentei e falei para meu ex chefe, ele me entendeu, disse que fiz o certo, pois a Auditoria e ele me fizeram ter esse senso, visão crítica. Afinal, temos que nos ajudar, se eu estou errado, tenho que ser corrigido. Agora têm pessoas que não querem ser corrigidas.

O que faço, meus amigos?

Att
Davi Araújo Pinheiro
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 23 novembro 2013 | 12:29

Davi Araújo Pinheiro, bom dia.

Você não tem que ficar preocupado com a raiva do seu colega de trabalho, raiva passa mas um trabalho bem feito fica para sempre. Realmente, tem gente que não admite o erro por isso sempre acabam se dando mal. Todos nós erramos ninguém é infalível mas vamos usar nossos erros como exemplos para não erramos mais e nunca decepcione quem está dando um voto de confiança para você.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.