Davi Araújo Pinheiro
Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade Boa tarde, colegas!
Meu primeiro estágio foi em Auditoria Externa e depois passei meses estagiando em Controladoria. Agora, fui promovido para trabalhar no setor Contábil da mesma empresa, sou Assistente Contábil. Além disso, ainda trabalho com a Controladoria, afinal, meu 'ex chefe' também foi 'incorporado' e agora é Administrador Geral (ele tem escritório de prestação de serviços no ramo de Controladoria, Auditoria e Finanças).
Já estou no segundo mês aqui na Contabilidade, estou amando, fazendo coisas novas etc. Fico na mesma sala que o rapaz do setor Fiscal. Ele sempre me tratou bem, me ajudava, ajudei ele diversas vezes na parte Fiscal, inclusive, faturando por duas semanas enquanto ele viajava a negócios da empresa.
Estou tendo aulas de Práticas Contábeis, no sistema Fortes, e estava revisando compras e vendas de mercadorias. Sou do Ceará, quando vendo para todos os Estados a alíquota é 12%, alíquota interna é 17%.
Problema:
- Quando estava faturando emiti NF's para fora do meu Estado tirando 17% e não 12%. Olhei o histórico de NF's e vi que estava sendo tirado 17% para fora (ou seja, o Fiscal também tava errando). Fiquei preocupado e perguntei a ele mesmo se tava certo, ele disse que tava, então fiquei todo encucado. Perguntei para a contadora e ela também afirmou que estaria certo, por causa do convênio que temos (redução na base de cálculo de 60%). Fiquei mais encucado ainda, pois sabia que tinha algo errado.
No dia que eles dois tavam apurando, viram os erros e ficaram sem nada a dizer. Eu assumi o meu erro, tinha faturado tirando 17% para fora. Ela perguntou se era só essa notas, falei que o histórico todo (empresa iniciada em junho/2013).
Resultado: o Fiscal tá com raiva de mim, não fala mais, fica com cara feia. Disse que eu falei para empresa toda, sendo mentira, só falei com ele e com a contadora. Os gestores nem sabem.
Hoje não aguentei e falei para meu ex chefe, ele me entendeu, disse que fiz o certo, pois a Auditoria e ele me fizeram ter esse senso, visão crítica. Afinal, temos que nos ajudar, se eu estou errado, tenho que ser corrigido. Agora têm pessoas que não querem ser corrigidas.
O que faço, meus amigos?
Davi Araújo Pinheiro