x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 20.712

como determinar o goodwill

afonso henrique sebastiao sencio

Afonso Henrique Sebastiao Sencio

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 22 novembro 2013 | 16:44

vai ser um grande desafio pode apostar ! envolve todos os intangíveis da empresa, funcionários, clientes, ponto comercial , marca.
agora como chegar em um valor exige uma Avaliação, conselho procurar um avaliador de empresas .

Roberto Carlos

Roberto Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 15:41

Olá Clovis!

Trabalho a uma década e meia com direito tributário, avaliação e negociação de empresas e adotei uma receita básica usada por muitas consultorias americanas para definir o fator do "goodwill" que é o seguinte:

Patrimônio Líquido / Receita Operacional (ambos do último exercício)

Para nós aqui do escritório, enquanto consultoria e advocacia, sempre foi válida esta fórmula e sempre tivemos nossas avaliações empresariais dentro da média do mercado, inclusive em processos a que fomos convidados a participar como avaliadores.

Espero que esta fórmula lhe ajude.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 17:13

Roberto Carlos

Agradeço pela informação, já havia solucionado a questão, mas devo orientá-lo que essa fórmula que está utilizando não é um parâmetro legal, conforme orienta o Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC 01, http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=15

Abraço

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Roberto Carlos

Roberto Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 14:23

Clovis Igarashi

A menos que eu esteja enganado, na realidade não existe um "parâmetro legal" quando se trata de "goodwill", pois, este por sua vez não é tangível e sim algo estimado entre vendedor e comprador, baseado na capacidade de geração de riqueza futura do negócio que está sendo transacionado. Lembrando sempre que existe algumas regras não exatas que determinam como proceder.

Tenho um texto bem legal que fala sobre isso e vou colar abaixo, a fonte é a wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_empresas


O Goodwill é resultado da soma de uma variedade intangível de valores integrantes da empresa e que dela não são dissociáveis como a reputação, fidelidade da clientela, notoriedade das marcas entre outros factores que a valorizam.
Este valor representa o excedente entre o preço da transacção e o valor dos activos e passivos da empresa, avaliados individualmente e ao justo valor (valor do capital próprio).
Caso resulte da avaliação dos activos e passivos da empresa, efectuada como atrás se descreve, um valor negativo, o valor do Goodwill é negativo e não deve ser designado de Badwill.
Por norma, os analistas financeiros tendem a encontrar este valor pela diferença entre o valor intrínseco e o valor substancial, avaliado ao justo valor.
Justo valor, pelas novas normas contabilísticas, é a quantia pela qual um activo pode ser trocado ou um passivo liquidado, entre as partes conhecedoras e dispostas a isso, numa transacção em que não exista relacionamento entre elas.
A atribuição deste valor é extremamente difícil, pelo que muitas vezes ultrapassa significativamente o valor contabilístico dos seus activos.
No entanto, pela entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), no dia 1 de janeiro de 2010, o Goodwill, através da Norma Contabilística e de Relato Financeiro (NCRF) 14, passa a ser mesurado ao justo valor, deduzido de perdas por imparidade, deixando de ser amortizado.
Esta norma deverá ser aplicada na contabilização de concentrações de actividades empresariais, onde esta pode envolver a aquisição dos activos líquidos, onde se inclui qualquer trespasse (goodwill), de outra entidade em vez da compra do capital próprio da outra entidade, ou seja, é a junção de entidades ou actividades empresariais separadas numa única entidade que relata, resumindo, o goodwill corresponde a benefícios económicos futuros, resultantes de activos que não são capazes de ser individualmente identificados e separadamente reconhecidos.
Pelo que segundo esta norma, uma actividade empresarial define-se como um conjunto integrado de actividades conduzidas e de activos geridos com a finalidade de proporcionar:
Um retorno aos investidores, ou;
Custos mais baixos ou outros benefícios económicos directa e proporcionalmente aos participantes

-x-x-x-x
Não criando uma regra, mas criando uma fórmula facilitadora, se você usar as existentes técnicas para chegar ao "goodwill" que se praticam no mercado, verá que o valor será bem próximo ao do cálculo que inicialmente lhe passei, contudo, caso eu insista em estar cometendo um grave erro, ficarei grato em ser advertido e saber a maneira correta que o colega utiliza.

Mui, atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.