x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.050

Ajuste de saldos anteriores

Fillipe Lima

Fillipe Lima

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 10:40

Bom dia, estou com um problema em uma empresa, pois ano passado (2012) foi feito o lançamento de despesa do INSS (contrib. patronal) e a provisão do INSS ret. s/ o salário do funcionário, e apesar de estarem todos pagos exceto o mês 01/2012, não foram lançados os pagamentos, como posso proceder para ajustar esse saldo, para que esse ano fique correto?

Obrigado.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 11:05

oi, caso tais guias foram pagas pela c/c. da firma, precisa saber p/onde foi lançado o débito relacionado ao pagamento da guia;
1) supomos que na ficha razão do banco, encontramos o crédito pelo pagamento e o débito foi lançado por engano na conta caixa
então o lancto. de correção vai ser:

d- inss a recolher (passivo circulante/obrigações previdenciárias)
c- caixa (ativo circulante/disponível)
histórico: vlr ref. baixa da gps comp. xx/2012 quitada em xx/xx/2012
vlr r$ xxx

2) supomos que o débito foi lancto. por engano numa das contas de despesas ou custos, então a correção vai ser:

d- inss a recolher ...
c- ajustes contábeis de exercícios anteriores (patrimônio líquido/lucros ou prejuízos acumulados)
histórico: idem



Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 11:09

Prezado Fellipe,

Já que você possui a confirmação dos pagamentos, você precisa verificar se os mesmos foram contabilizados mesmo que em contas erradas, se sim, basta que você faça a reclassificação da conta errada para a conta devida e irá corrigir a situação, exceto, se tais lançamentos foram contra conta de despesa, nessa situação você irá lançar contra a conta "ajuste de exercícios anteriores (PL)", saliento que esta conta por sua vez repercute no LALUR.

Contudo, se os pagamentos em questão não tenham sido contabilizados, fica entre duas hipóteses: a conta caixa ou banco (saída monetária do pagamento) está com saldo errado ou tais valores foram pagos com recursos de terceiros (sócios, por exemplo). Você precisa questionar os colabores da época para se munir de informações e identificar como realmente foram pagos tais dividas, contudo, independente de qual das duas situações você vai precisar corrigir a situação. Sendo a primeira hipótese a correção se dá da mesma forma no qual expliquei no paragrafo anterior, na segunda hipótese você irá contabilizar contra a conta mais adequada, seguindo o exemplo citado seria "empréstimos de sócios".

Em caso de permanência de duvidas, favor as detalhe para que possamos ajuda-lo.

At.
Marcos Vinicius

Fillipe Lima

Fillipe Lima

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 11:19

Marcos,

Desde já agradeço o auxílio, os pagamentos foram feitos normalmente, o valor do caixa está mais alto do que deveria por conta desse erro, nesse caso lançarei da seguinte maneira? ou é de outra forma?

D- INSS a recolher
C- Caixa

caso sim, deverei lançar em um só lançamento o ajuste total ou separando por lançamento a cada mês que foi pago?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 11:24

Fellipe, o mais interessante é que você lance cada pagamento individualmente, pois, em situações futuras ficará mais fácil a compreensão do ocorrido. Fica essa dica, quando for efetuar um lançamento faça-o de uma forma que outras pessoas possam compreender os fatos ocorridos no maior nível de detalhe possível.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.