x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.621

IRPJ / CSLL estimativa a recuperar - conta do Ativo

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 15:52

Por que elas serão encerradas com a apuração do verdadeiro lucro real e base positiva da CSSL.

Se forem feitos pagamentos maiores que o efetivamente devidos, os saldos estarão disponíveis para compensações a partir de janeiro do ano seguinte.



Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 17:39

Boa tarde

À todos

Alguém poderia me responder a seguinte dúvida: - Na prestação de serviços, obtive a retenção na fonte de PIS, Cofins e CSLL, mas na hora de fazer a conciliação contábil as contas de PIS e Cofins estão na seguintes contas: (-) PIS ; (-) Cofins - ambas em contas de resultado:

(-) Impostos sobre receitas
(-) PIS
(-) Cofins

Mas a questão é porque a CSLL é lançada em despesas? Porque na minha opinião seria em CSLL à recuperar...

Despesas com Tributos
CSLL presumido


At.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Anderson de Moura Lopes

Anderson de Moura Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 11:58

Vando Luiz dos Santos acho que você deve analisar com mais cuidado seu balancete.

No caso de prestadora de serviço com base no lucro presumido, pode ser que a sua despesa de PIS e COFINS, coincidentemente, seja o mesmo valor que o retido na fonte.

Em todo caso, os valores de retenção devem ser contabilizados no ativo circulante e após apuração fiscal compensado, se for o caso, com o passivo circulante, não envolvendo conta de resultado.

Abraços

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 abril 2014 | 12:21

Boa tarde

Anderson de Moura

Na verdade já peguei a situação desta forma, só que quem me passou estas informações foi meu contador.
Então achando estranho decidi perguntar e tirar esta dúvida.

Mas a situação do PIS e Cofins é a seguinte:

Bruto: R$ 50.000,00
IRRF: (-) R$ 750,00
PIS Ret. na Fonte: (-) R$ 325,00
Cofins Ret. na Fonte: (-) R$ 1.500,00
CSLL Ret. na Fonte: (-) R$ 500,00
Líquido: (=) R$ 45.925,00

Tributos:
ISSQN:(-)R$ 1.000,00
PIS: R$ 0,00
Cofins: R$ 0,00

O pior é que não sou formado em Contábeis, sou formado em ADM, e neste caso fica complicado eu dizer que ele está errado.
Como proceder?

At.




Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.