x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 10.943

Pis/ Cofins Filial

Paula

Paula

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2008 | 08:32

Bom dia!!

Gostaria de saber como contabilizar a centralização do recolhimento de PIS, Cofins e Icms da Filial.
Com relação ao recolhimento do Imposto eu sei que tem que ser centralizado.

Minha dúvida é a seguinte eu contabilizo o impostos da Filial (Ex. Cofins/Pis) na própria filial? Ou centralizo também lançamentos de impostos da Filial na Matriz apenas destacando no histórico qual é o valor da Matriz e qual é da Filial?

Se eu contabilizar os impostos na filial o balancete centralizado estará ok! Porem se eu imprimir apenas o balancete da Filial esse valor do Pis/Cofins constara em aberto. Estará correto isso??

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2008 | 11:53

Paula

As contas PIS, COFINS a recuperar e provisionado podem ser centralizadas, mas as demais contas como Redutoras de vendas, creditos nos estoques devem ser por filial. A redutora de venda por filial ajuda fazer análise da eficiência da filial.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 3 abril 2008 | 07:48

Bom Dia Paula e Messias,

Paula, trocando em miudos, debite as contas de resultado PIS e COFINS nas Filiais e credite diretamente nas contas de PIS e COFINS à Recolher na Matriz, assim você estará centralizando os recolhimentos e terá uma demonstração de resultados individualizado das Filiais e Matriz.

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 10:23

om dia a todos,



Em se tratando de filial e contabilidade descentralizada, pelo que entendi os impostos devem ficar em aberto no passivo da filial?
Exemplo:
(Contabilidade feita só pela filial)
D: Pis s/vendas
C: Pis a recolher

O.b.s: no meu caso, em especifico, estou fazendo uma contabilidade dos anos 2006 e 2007 só da filial, pois a matriz localiza-se em outro estado, e pelo que sei era outro contador na matriz( a matriz está sem movimento desde julho/2007),e não foram localizados vestigios de que tivesse sido feito alguma contabilidade na matriz.
Pergunto:
* Como devo contabilizar os impostos aqui da filial?
* Caso seja como exemplifiquei acima, e não tenha havido contabilidade na matriz, esses impostos vão ficar em abertos? ( já que fomos contratados só para fazer a contabilidade da filial)

Atenciosamnte,

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 13:59

OLá Kell!!

Esta situação é um pouco inuzitada, mas a representatividade perante a Receita Federal é sempre pela Matriz.

Se a "planta" da matriz está sem atividade, você vai fechar a Contabilizade da Filial, mas todos os recolhimentos serão em nome e pelo CNPJ da matriz.

Deixa eu tentar ser mais claro, normalmente a matriz contabiliza seu movimento e o das filiais, mas se não tem movimento vai aparecer somente o da filial representado pelo CNPJ da matriz.

Você pode recolher todos os impostos federais com o CNPJ da matriz e as declarações, DCTF, DIPJ, DACON também serão todos pelo CNPJ da matriz.

Eu não sei como está a situação destas empresas, mas se a planta da matriz não vai mais operar, seria melhor fazer uma alteração contratual fechando a filial e transferindo a matriz para a planta que está em atividade.

Caso haja mais dúvidas volte à postar.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 3 outubro 2009 | 11:17

Bom dia Kell e amigos.

Apenas a título de ajuda ao tópico.

A execução da contabilidade pode ser feita centralizada e descentralizada, desde que posteriormente exista uma junção de todos os movimentos contábeis.

A contabilização das filiais deve ser centralizada na matriz, havendo, portanto um balanço geral consolidado que demonstre a realidade da empresa como um todo.

Às vezes há necessidade de manter controle em separado em uma filial, no que se refere, por exemplo, aos estoques, numerário, fornecedores, contas a receber, etc.

Mas o importante é que mesmo a contabilidade da filial sendo feita separada da matriz, depois haja uma centralização na matriz para emissão de relatórios e demonstrações unificadas, porque mesmo que matriz não tenha movimento, a empresa não parou suas atividades. Faça a sua parte e o resto não é sua conta.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.