x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 115.683

Ajuda MEI Comprovar Renda

Caio Borges

Caio Borges

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 17:54

Olá pessoal , achei o forum na internet e diferente da minha cidade , vi muita gente disposta a ajudar e entende do assunto.

Me chamo Caio , trabalho com informática desde meus 17 anos e hoje tenho 26 anos com escritório etc.

Tenho MEI desde 04/01/2011

Até ano passado nunca nem liguei para crédito , comprovar renda nem nada. Sempre comprei a vista o que queria e tudo certo.

Só que nesse ano de 2013 eu resolvi acertar monte de coisa , incluindo comprovar renda etc.

Eu não entendo NADA , nunca declarei um imposto de renda.

Nunca dei nota fiscal usando meu MEI , sempre que fazia um serviço grande para alguma empresa eu dava nota de algum amigo meu ou parceiro que tenho muitos com empresa grande de ramos variados.

Maioria dos meus clientes , inclusive de contrato , só recebo e as vezes assino algum recibo.

Minha renda mensal média é R$4.500,00 limpa.

Tenho nome limpo , nenhum financiamento no meu nome , tenho carro e motos em meu nome.

Eu queria saber , como ter um comprovante de renda , até porque , tenho uma conta no Banco do Brasil poupança de 10000 milhão de anos e não consigo jogar ela para corrente por não ter comprovante , pelo menos foi o que o carinha , gerente , algo do tipo disse.

O que mais me atrapalha é conseguir financiamento de coisas bobas e valores baixos , poder ter uma conta corrente , coisa do tipo.

Qualquer luz é bem vinda , pois dessa parte burocrática , entendo NADA.

Grato desde já

Obrigado



Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 10:39

Prezado Caio

A primeira coisa a fazer é declarar o imposto de renda. Algumas instituições aceitam a declaração como comprovante de renda. Como MEI, não é obrigatório o pro-labore, que é uma retirada mensal do empresário. Aconselho-o a procurar seu contador e solicitar para que providencie um Relatório Mensal da Receita Bruta, que é um registro de toda sua movimentação contábil, mas para isso será necessário que emita notas fiscais e procure gerenciar sua empresa de forma profissional, com tudo documentado.

Espero ter ajudado

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Laércio Andreiov da Silva

Laércio Andreiov da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 10:55

Caio,

se atente a questão do seu imposto de renda, pois embora o micro empreendedor esteja dispensado da escrituração contábil, você não está dispensado do imposto de renda, é bom você comparecer a uma agência da Receota Federal e tirar um extrato do seu CPF, pois se você abriu o seu MEI em 2011, no ano de 2012 você deveria ter declarado imposto de renda. No portal do empreendedor, você consegue várias informações quando ao MEI, a emissão de nota fiscal, você só é obrigado caso o seu produto e/ou serviço, seja vendido e/ou prestado a pessoa jurídida.

Abraço.

Laércio Andreiov
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 11:36

Caio Borges
Bom dia

Conforme o art. 97 da Resolução CGSN nº 094 de 2011 o empreendedor individual, assim entendido como o empresário individual a que se refere o artigo 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, com receita bruta acumulada no ano de até R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) fará a comprovação da receita bruta, mediante apresentação do registro de vendas ou de prestação de serviços, que deverá ser preenchido até o dia 20 (vinte) do mês subsequente àquele em que houver sido auferida a receita bruta.

O Relatório está disponível para download em consulta ao Anexo XII da Resolução CGSN nº 094 de 2011.

As instituições financeiras têm recebido este como documento comprobatório das receitas auferidas pelo MEI, na condição de pessoa jurídica.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marcelo de Oliveira Pregnolato

Marcelo de Oliveira Pregnolato

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 14:01

Boa Tarde

Um cliente veio para o meu escritório com o mesmo problema, o procedimento que tomamos foi simples, uma declaração de faturamento dos ultimos meses, assinada e registrada em cartório e deu certo ela conseguiu sem mais problemas, declaramos o faturamento maximo do mei por mês, 5.000,00
Att.

Caio Borges

Caio Borges

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 18:32

Srs. Muito obrigado pelas respostas , li todas.

Meu cpf realmente esse ano precisei regularizar ele e está ok agora , quem fez foi um amigo meu que entende mais do que eu , pelo que entendi foi feito pelo próprio site da receita.

Próxima declaração de imposto de renda eu vou fazer concerteza.

Pelo visto também é interessante eu começar a dar nota fiscal pra tudo , fisico , juridico , pelo menos até chegar nos R$5.000,00.

Marcelo , teria como me explicar melhor sobre essa declaração ? Nem ligo de pagar pelo serviço de um contador , o problema é conseguir algum bom aqui na minha cidade , todos são mais enrolados que eu. Se puder me explicar melhor sobre essa declaração , ficaria grato.

Obrigado a todos mesmo ! Já está começando a clarear as ideias aqui.

Abs

Caio

Marcelo de Oliveira Pregnolato

Marcelo de Oliveira Pregnolato

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 09:23

Explico sim amigo com todo prazer ,

Você pode comprovar a sua renda pedindo um DECORE para qualquer contador, ou pedir para que ele faça uma declaração de faturamento, apontando quanto a sua empresa faturou nos últimos 12 meses, então você a assina e autentica em cartório essa declaração de faturamento,mais antes de fazer passa no banco ou ligue, e pergunte se eles aceitam a declaração de faturamento ou o DECORE, em relação ao que você disse sobre a emissão de notas, comece a emiti-las até dar o faturamento máximo de 5.000,00 por mês ok?

Espero ter sido útil e colaborado com a sua duvida como todos os outros foram.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.