x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 19.312

Contrapartida e Conta Contábil - Lançamentos

Marcus V. Barbosa

Marcus V. Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 20:47

Boa noite a todos,

Na empresa onde eu trabalho me deparei com uma situação de contrapartida e conta contábil, em que, a mesma está implantando um "sistema" novo para a contabilização de documentos onde devo fazer uma associação por exemplo, de um fornecedor.
Tenho como exemplo os lançamentos de Aluguel.

D - Tipo de Despesa = Aluguel Pessoa Jurídica
C - Caixa

Minha dúvida é: Qual minha contrapartida? Qual é minha conta contábil?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 09:49

Marcus V. Barbosa, bom dia.


Veja bem, CONTA contabilmente falando é um dos elementos do lançamento contábil que por sua vez é realizado usando o método das partidas dobradas onde todo débito tem um crédito correspondente. Assim sendo, CONTA CONTABIL não é nada mais do que uma conta relacionada em um Plano de Contas.

Como o lançamento é realizado pelo método das partidas dobradas, denominamos de contrapartida a conta creditada no lançamento contábil.

Diante do exposto e em resposta a sua pergunta e usando o seu lançamento como exemplo, a conta contábil é D - Tipo de Despesa = Aluguel Pessoa Jurídica e a contrapartida é C – Caixa.

Abraços.


A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.