Bom dia Alessandro,
Provavelmente em sua pesquisa não deva ter encontrado a resposta que procura porque (infelizmente) nem sempre as pessoas intitulam o tópico de acordo com o assunto.
Existem (sim) comentários sobre o registro das diferenças entre os estoques inventariados e os contábeis em contas de Resultados.
Para evitar-lhe nova pesquisa e pela importância do assunto vou transcrever o que já postei.
Perdas e Quebras de Estoques
Consideram-se como integrantes do custo as perdas e quebras razoáveis, de acordo com a natureza do bem e da atividade, ocorridas na fabricação, no transporte e no manuseio, bem assim as quebras e perdas de estoque por deterioração, obsolescência ou pela ocorrência de riscos não cobertos por seguros, desde que comprovadas por laudos ou certificados emitidos por autoridade competente (autoridade sanitária, corpo de bombeiros, autoridade fiscal etc.) que identifiquem as quantidades destruídas ou inutilizadas e as razões da providência.
Fundamentos RIR/1999, art. 291, confira:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/RIR/L2Parte1.htm
Desta forma se a pessoa jurídica possuir laudo de autoridade fiscal atestando a deterioração do produto a baixa do estoque se dará em contrapartida à conta de "Custos com Perdas de Estoque" no grupo de "Contas de Resultados".
Entretanto se a pessoa jurídica não possuir o laudo a baixa do estoque se dará em contrapartida à conta de "Despesas Indedutíveis", em "Contas de Resultado".
Comprovação
A lei não estabelece a forma de comprovação das perdas normais, mas a fiscalização tem exigido que essas perdas sejam comprovadas de alguma forma e o Conselho de Contribuintes tem endossado essa exigência.
Nesse sentido, o 1º Conselho de Contribuintes se pronunciou no Acórdão 101-89.583/96 (DOU de 11.06.1996) afirmando que os ajustes no estoque por quebra não convenientemente comprovados, bem como sua dedução do lucro operacional, são considerados como despesas indedutíveis, passíveis de tributação por adição ao lucro tributável do respectivo exercício.
Lançamentos Contábeis
Para exemplificar, vamos supor que sua empresa tenha adquirido mercadorias para revenda no valor de R$ 10.000,00 com o ICMS de 17% (R$ 1.700,00). Vamos supor ainda que esta mercadoria não tenha seguro e que tenha se perdido por deteriorização não havendo a venda de sucatas ou de resíduos decorrentes de sua imprestabilidade.
Os lançamentos contábeis ficariam assim:
pela aquisição da mercadoria
D - Estoque de Mercadorias (AC) - 8.300,00
D - ICMS a compensar (AC) - 1.700,00
C - Fornecedores (PC) - 10.000,00
pela perda da mercadoria com laudo
D - Custos com perdas de estoques (CR) - 8.300,00
C - ICMS a Compensar (AC) - 1.700,00
pela perda da mercadoria sem laudo
D - Despesas Indedutíveis (CR) - 8.300,00
C - ICMS a Compensar (AC) - 1.700,00
Legendas
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado
PS - A seu critério o "estorno" do ICMS pode ser efetuado levando-se a crédito da conta "ICMS a Recolher" no "Passivo Circulante" e o ajuste (neste caso) se dará pela apuração do ICMS ao final do período.
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