x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.634

Gastos com construção de sala

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 16:18

Mais uma dúvida sobre a contabilizaçaõ de Imobilizado. Desde já agradeço a atenção dispensada.

Compramos uma cobertura de telha para construção de mais uma sala nas dependências da empresa, nota fiscal no valor de R$ 19.000,00.

Deveremos agregar esse gasto à conta de Edificações no Imobilizado e depreciar mensalmente pela taxa anual de 2%? Ou, deveremos por enquanto registrar em Outras Imobilizações em Curso até o momento em que a sala estiver pronta, quando esse gasto será reclassificado para uma conta específica, nesse caso, Edificações ou Instalações? Considero que o valor é relevante, não posso lançar essa nota fiscal como despesa, correto?

Obrigada.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 17:16

Prezada Renata,

Todo e qualquer gasto referente a esta obra (incluindo mão de obra) deve ser contabilizado na conta de "Imobilizado em Andamento" e só ser transferido para a conta "Edificações" quando a obra estiver concluída e a sala começar a ser utilizada, consequentemente, dá-se inicio a depreciação e com a taxa que você mencionou.

At.
Marcos Vinicius

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 13:51

Renata,


Complementando a resposta do colega Marcos, para definir a taxa de depreciação você deve observar o seguinte:

Depreciação societária --> IFRS (CPC)
Depreciação Fiscal --> Instrução Normativa 162 de 1998. (taxa 4% ao ano).


Espero ter ajudado.

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 14:24

Obrigada Eder.

Aproveito para confirmar com vocês, registrarei contabilmente em Imobilizado em Andamento, mas no sistema de ativo não registrarei nada agora, correto? Registrarei no sistema de ativo somente quando eu transferir para Edificações, quando a sala estiver pronta?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 14:33

Renata, não sei qual o programa que você utiliza. No meu caso, o sistema tem a opção no modulo do controle de imobilizado de cadastrar bens em um grupo chamado de "bens em andamento", dessa forma o meu controle ficar com as informações batendo em ambos módulos.

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 14:54

Renata,


A conta de Imobilizado em Andamento, será criada dentro da subdivisão do Ativo Não Circulante, Imobilizado. Apenas não irá realizar a depreciação. A depreciação você irá iniciar apartir do momento da utilização do bem. Se for o caso, já registra no seu sistema de controle patrimonial a cada fechamento mensal ou dependendo o período que você utiliza, os custos já despendidos.


Espero ter ajudado.

RENATA

Renata

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 16:02

Meu sistema de ativo é do Alterdata. Não sei se tenho como registrar como bens em andamento, sem realizar depreciação por enquanto. Vou verificar. Talvez, baste não informar taxa de depreciação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.