x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.572

Escrituração extemporanea

Karina de Miranda Correa

Karina de Miranda Correa

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 15:18

Estou com uma situação difícil. Contabilizo uma empresa sem fins lucrativos onde existe a matriz e as filiais. Todas as filiais tem autonomia para comprar o que quiser em nome da Matriz. Uma dessas filiais adquiriu um carro em nome da Matriz. Isso aconteceu há anos atrás. Mas não avisou a Matriz. Como contabilizo a entrada desse carro, depois de anos de compra. E detalhe. Chegou um débito em conta referente o seguro desse carro. Please!!!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 10:58

Karina


Em que condições foi feita a aquisição do veículo? foi a vista, financiado, por recursos próprios ou por convênios?
E nas prestações de contas, a matriz não questionou, afinal um veículo tem um valor considerável. Os balanços ref. aos anos anteriores em que ocorreu essa aquisição, já estão fechados?

Após você me responder essas questões, poderei dar uma posição sobre o procedimento correto.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Karina de Miranda Correa

Karina de Miranda Correa

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 17:02

Eu faço a Contabilidade da Filial que comprou o carro. O carro está no nome da Matriz, mas como todas as filiais tem autonomia para comprar em nome da Matriz, essa filial comprou. Quando o veículo foi comprado, quem administrava não se encontra mais na empresa. Então não se sabe ao certo como foi comprado. Imagino que tenha sido a vista com dinheiro do caixa. Os balanços referentes aos anos anteriores já estão fechados. O fato é que consta esse veículo na Filial e se há alguma maneira de ainda registra-lo.

UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 9 dezembro 2013 | 15:54

Karina,

Siga as instruções do Sr. Clovis Igarashi, verifique a NF de Compra.

A melhor solução caso não tenha a NF de compra, ou mesmo que tenha e a mesma não tenha entrado na contabilidade, seria emitir uma NF de Entrada, assim será possível registrar o bem na contabilidade, porém não é o mais viável, pois esse procedimento afetará o princípio da Competência.

Sugiro efetuar um levantamento minucioso e verificar outros detalhes, como possíveis despesas que esse veículo tenha dado, como manutenção, gasolina e etc...
Pois esses gastos, foram registrados porém não para o fim correto, uma vez que contabilmente esse veiculo nunca existiu.

Att.
Ueslei Rocha

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.