x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 43.593

Lançamento contabil de bonificaçao de me (entrada)

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 08:57

Bom dia Maria das Graças,

A contabilização pode ser da seguinte forma:

Pela entrada da mercadoria
D - Estoques 24.474,54
C - Fornecedores 24.474.54

Obs: No controle físico de estoque, entrarão todas as mercadorias, inclusive as bonificadas, porém o valor será somente o das mercadorias que serão pagas, pois as bonificadas tem custo "0" (Verificar princípio do custo como base de valor).

Pelo aproveitamento de impostos
D - ICMS a compensar 2.593,48
C - Estoque (ou conta redutora do estoque, a critério) 2593,48

Obs. Não considerei a possibilidade do aproveitamento do crédito de ICMS ST, porém dependendo do caso pode ocorrer.

Observe que na entrada não há contabilização do valor da bonificação, somente a entrada das quantidades no controle físico de estoque.

Pela ocasião da venda dessa mercadoria bonificada, a empresa terá receita sobre esse produto, porém o mesmo terá custo "0". Portanto será esse o momento do reconhecimento como receita e tributação. A contabilização na saída não difere da venda normal, somente não haverá a contabilização do custo (CMV) dessas mercadorias, porque o mesmo não existiu.

Espero ter ajudado,
Abraços

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 17:18

D - ESTOQUE
C - FORNECEDOR..........32.632,72

D-ICMS A RECUPERAR
C-ESTOQUE.................. 2.593,48

D-FORNECEDOR
C-BONIFICAÇÃO(RECEITA)......8.158,18

Isto porque o total da nota é de 32632,72

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 17:34

Boa tarde M. Messias,

Conforme a solução de consulta nº 420 de 05 de dezembro de 2007, a entrada de mercadorias em bonificação, quando caracterizar desconto incondicional, não fará parte da receita, correspondendo a redução do custo das mercadorias.

De uma olhada no endereço a seguir http://decisoes.fazenda.gov.br/netahtml/decisoes/decw/pesquisaSOL.htm onde poderá verificar várias soluções de consulta nesse sentido. Portanto, não deverá ser realizada a receita na entrada da bonificação, nem mesmo deverá ser tributada.

MINISTÉRIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 420 de 05 de Dezembro de 2007
----------------------------------------------------------------------
ASSUNTO: Contribuição para o PIS/Pasep

EMENTA: BONIFICAÇÃO EM MERCADORIA. DESCONTO INCONDICIONAL. COMPOSIÇÃO DA RECEITA BRUTA. As mercadorias recebidas em bonificação, quando caracterizarem desconto incondicional, não compõem a base de cálculo da Contribuição ao PIS/Pasep a título de receita obtida, correspondendo a um redutor do custo de aquisição das mercadorias.

Abraços,

MARIA DAS GRAÇAS DE ARRUDA

Maria das Graças de Arruda

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 18:59

Boa Tarde Diego Rebelo!

Eu entendi a sua explicaçao quanto ao procedimento contabil mas fiquei com outra duvida no registro de entradas: Ex: a NF de entrada vem com os cfop's de compra de bonificaçao como falei anteriormente o valor contabil desta NF é R$ 32.632,72 para a escirturaçao eu preciso lançar o VC da NF ao mesmo tempo que faço a escrituraçao fiscal faço a contabil, na contabil ,contabilizo o valor pago que foi de R$24.474,54 que vai ser auprada como custo. mas eu preciso fechar o valor contabil da NF com a bonificaçao que é R$ 8.158,18..ai ficou a duvida.... que conta devo lançar ja que nao é uma receita conf foi explicado?

Obrigada pela Atençao

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2008 | 21:32

Boa noite Maria,

Você pode parametrizar o sistema que você usa para não contabilizar o cfop 1910/2910, pois o controle será apenas físico, no estoque.

Exemplo:
Compra 1000 mercadorias a 10,00 cada - total 10.000,00
Bonificação 200 mercadorias a 10,00 cada - total 2.000,00

O valor pago será de R$10.000,00
Entrarão 1200,00 em estoque (200,00 custo zero)
O valor unitário será de R$8,33 e não mais de 10,00 (10.000,00 / 1200)

Portanto, na entrada não haverá contabilização, somente na saída.

Espero ter ajudado, do contrário volte a postar.
Abraços

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 08:04

Ainda complemento o esquema acima

Pela bonifcação

D-ESTOQUE
C-BONIFICAÇÃO (receita)

PELO PIS

D-PIS A RECUPERAR
C-ESTOQUE

PELO COFINS

D-COFINS A RECUPERAR
C-ESTOQUE

obs. imagine que a empresa seja de um ramo de atividade que não dá para identificar na saida(Supermercados) se a mercadoria foi bonificada. Seria justo a empresa pagar 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS. É evidente que a empresa tem direito ao credito destes tributos porque ficaria como se fosse CUMULATIVO e sistema de apuração destes tributos,NESTA EMPRESA, é o NÃO-CUMULATIVO.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.