x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.156

Dúvida, laçamento contábil

Wellington Sousa

Wellington Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 09:03

Pessoal, estou com uma dúvida,
quem souber por favor pessoa que me ajude.

Faço a contabilidade de 4 empresas que possuem sócios em conjunto, não é um grupo de empresa, são empresas distintas, as vezes acontece de uma empresa pagar conta de outra empresa. Como devo fazer esse lançamento contábil? quais as contas devo utilizar? pensei na conta de empréstimo mas creio que não é possível porque somente instituições financeiras podem fazer empréstimos.

Desde já agradeço

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 11:52

Wellington, primeiramente, você precisa orientar o pessoal, para não transferir diretamente da conta da empresa para a outra, pois isso caracteriza empréstimo de fato.
O Ideal, é transferir o recurso para o sócio, e da conta particular dele, sairá o dinheiro para a outra empresa. Como ele participa da mesma, como você disse, poderá registrar no passivo, como empréstimo para futura integralização.

No entanto, como ja esta feito, saída da conta da empresa para a outra empresa, não há nenhum problema não em registrar como empréstimo. Não é só Instituição Financeira que pode emprestar.
Todavia, é necessário gerar um contrato de mutuo entre as partes, pactuar uma taxa de juro, dentro do praticado no mercado e fazer a apropriação desses juros. Também deverá ser calculado e recolhido o IOF. por isso no contrato de mutuo deve constar o prazo, para calculo do IOF. Existe programas que facilitam o calculo do IOF para quem tem dificuldade de calcular. Conheço caso de algumas empresas que fizeram movimentações semelhantes e não recolheram o IOF, sendo autuada pela RFB e obrigado a recolher tudo com multas e CM.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.