x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.394

Custo de Aquisição Ativo Imobilizado - Terreno (com jazida p

Marcelo M Seixas

Marcelo M Seixas

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 10:47

Prezados(as), bom dia.

Gostaria de saber se poderiam me auxiliar com o seguinte caso: - Uma empresa adquire um terreno de uma pessoa física pois tem interesse em explorar a área (jazida) para extração de minérios. Em ato contínuo à venda do terreno, a empresa avençou com o vendedor que lhe pagaria um percentual sobre os valores dos minérios extraídos. Pois bem, posso considerar que tais valores compõe o custo de aquisição do terreno? Pensei em registrar um passivo projetado a pagar com contrapartida em ativo (custo de aquisição a apropriar).

Sei que essa prática de pagar percentual ao vendedor da terra é comum nas atividades de extração, todavia, me questiono sobre a possibilidade de considerá-las como custo de aquisição ou mera obrigação (contas a pagar), afinal, essa obrigação decorre da aquisição do bem.

Conto com a ajuda dos Srs e das Sras.

Grande Abraço

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 12:26

Prezado Marcelo,

Não considero tal situação a titulo de custo de aquisição, pois, com base nas normas contábeis, podem agregar ao valor de aquisição do bem todos os gastos inerentes a necessidade de por o bem em operacionalidade (para um maquinário a mão de obra da sua instalação - por exemplo), já futuras comissões sobre os benefícios oriundos do bem não fica caracterizado dentro da norma em questão. Dessa forma, sugiro que contabilize a comissão em questão como custo sobre a produção.

At.
Marcos Vinicius

Marcelo M Seixas

Marcelo M Seixas

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2013 | 14:17

Muito obrigado pela resposta Marcos. De fato é complicado estender os valores a serem pagos como custo de aquisição. A questão acima surgiu do pensamento de que esses valores a pagar (aos quais se referiu como comissão) eram condição para a venda do terreno. Como o intuito da aquisição desse terreno é exploração de minérios, pensei que poderia entender que os valores pagos de certa forma poderiam compor o custo de aquisição do ativo.
No entanto, analisando sob o seu ponto de vista, fazer isso seria forçar a barra, ainda mais porque tenho apenas uma projeção e não valores exatos referentes as saídas futuras.

Mais uma vez obrigado pela resposta.

abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.