Maria
Quando a entidade recebeu o valor para o evento, a contabilização seria a seguinte: Digamos que o valor recebido seja de 10.000,00
D - Bancos
C - Evento X - passivo
R$ 10.000,00
A medida que forem utilizados valores para as despesas do evento, contabiliza-se até baixar o valor total da conta evento no passivo, ficando saldo credor na conta eventos e promoções na receita.
D- Despesas com evento X - despesa
C- Bancos
D- Evento X - passivo
C- Eventos e promoções - Receita
Como na prestação de contas ficou saldo a restituir. sobrou 1.000,00
D- Evento X - passivo
C- Bancos
R$ 1.000,00
Zeramos a conta Evento X no passivo e a conta de eventos e promoções na receita, ficou com saldo de 9.000,00, o valor que foi utilizado nas despesas para realização do evento. Sobrou 1.000,00 que foram devolvidos para a entidade que fez o repasse dos 10.000,00
Espero ter ajudado