Gabriel Almeida Tavares
Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico Bom dia a todos.
Estou revisando um plano de contas de um grupo de empresas pois o mesmo estava incoerente na consistência de seus dados e nele não constavam contas ou subcontas para controle de transferência de numerários ou até mesmo de valores entre empresas que mantém entre sí a relação de matriz e filial.
Comecei então pela parte do contas a pagar, neste caso especificamente a matriz vai se responsabilizar pelo pagamento de todas as despesas de suas filiais, as filiais somente vão pagar contas pontuais não planejadas, como por exemplo, "quebrou uma lâmpada no escritório e tem que trocar", a despesa com a compra da lâmpada nova é paga diretamente pela filial.
Importante dizer também que a matriz deseja escriturar tudo nos seus livros.
Pensei primeiramente em construir uma estrutura de contas que fizesse o seguinte:
Na matriz:
D - Fornecedores
C - "Contas a pagar da filial"*
Na filial:
D - "Saldo devedor à matriz"*
C - Caixa/Bancos...
* (os nomes são apenas provisórios que coloquei no exemplo para as contas, pois na verdade seria algo próximo de "Transferência de obrigações entre Matriz e Filial")
É de meu conhecimento que essa transferência de obrigações não existe por ser contabilmente inviável, mas este seria apenas o nome para ilustrar essa movimentação no plano de contas.
Sendo que o plano de contas é consolidado a minha dúvida é a seguinte, seria incorreto de minha parte criar esta relação de subcontas relacionadas ao "Contas a pagar da filial" dentro da conta "Passivo não circulante" do plano de contas consolidado?
Agradeço desde já a ajuda e peço desculpas pelo conhecimento limitado que tenho no momento e que demonstrei na confecção desta mensagem.