x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.739

Fechamento de periodo contabil

Nelson Gomes

Nelson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 13:27

Estou começando a fazer um trabalho de lançamentos contábeis de uma empresa que trabalha com cartão de crédito e eu tenho os extratos, mas o recebimento dos cartões que nós sabemos que é feito no banco não sei como farei pois a empresa, que está um pouco desarrumada não possui os extratos bancários do ano de 2011. Alguém poderia me dizer como eu faço o lançamento de recebimento dos cartões.


Obrigado

JOSE ARCANJO PEREIRA

Jose Arcanjo Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 17:27

Boa tarde,

Você pede a administradora do cartão o resumo mensal, aí veja os lançamentos abaixo:

Como contabilizar as vendas com cartão de crédito

Vamos exemplificar neste artigo uma venda de R$ 1.500,00 feita através de cartão de crédito. A administradora do cartão cobra, por cada venda nessa modalidade, uma taxa de 2,5%.

Dessa forma, a contabilização é assim:

No momento da venda:

D – Contas a receber – cartão de crédito (Ativo circulante) R$ 1.462,50
D – Impostos e taxas – (Conta de resultado) R$ 37,50
C – Receita com vendas (Conta de Resultado) R$ 1.500,00

Nota: Observar que nessa operação incide ICMS, PIS e COFINS, mas esse não é o foco neste arquivo.

Recebimento da venda:

D – Bancos c/movimento R$ 1.462,50
C – Contas a receber – cartão de crédito (Ativo circulante) R$ 1.462,50

Em muitos casos, as administradoras dão às empresas, a opção de “antecipar” o recebimento desses valores. Neste caso, é cobrada mais uma taxa nessa operação, além da cobrada na venda normal.
arcanjo

Nelson Gomes

Nelson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 12:09

Sr. José Arcanjo,

muito obrigado pela resposta mas o problema e que eu não tenho os extratos bancários para acusar os recebimentos como eu faço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.