x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.162

Contabilizando um brinde no ativo imobilizado

HORÁCIO MATOS MOITINHO DOS ANJOS

Horácio Matos Moitinho dos Anjos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 16:25

Colegas, deparei-me com a seguinte situação.

Compramos um ativo imobilizado (uma máquina) no valor de R$ 40.000,00 e recebemos como brinde, devido à essa compra, outra máquina no valor de R$ 2.000,00.
A Nota Fiscal está com o valor de R$ 42.000,00, porém a fatura para pagamento é de R$ 40.000,00.
O valor de R$ 40.000,00 irei contabilizar Máquinas e Equipamentos (Ativo Imobilizado) a Fornecedores, e o valor do brinde será contabilizado como?
D - Máquinas e Equipamentos (Ativo Imobilizado) R$ 2.000,00
C - ??? (qual conta usar para fechar essa operação?)

Atenciosamente,

Horácio Matos Moitinho dos Anjos
Assessor e Consultor Contábil
Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 17:09

Fiquei intrigado pela pergunta e comecei a vasculhar aqui mesmo no site e encontrei uma resposta de um usuários (Ronaldo Valério Trapp) acerca do recebimento de doações.

Me parece que se encaixa no seu caso.

"1) Via de regra, doações recebidas pela empresa de terceiros são consideradas Receitas tributáveis para fins de IR, CSLL, PIS e COFINS. A conta poderá ser: Outras Receitas Operacionais.

2) É necessário saber que tipo de doação foi recebida: se materiais, se bens (máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, imóveis, veículos, etc) ou se subvenções públicas.

Com base no citado no item 2 acima, deverá ser efetuada a contabilização (Ativo, DRE, Patrimônio Líquido em Reservas de Subvenções)."

Ainda assim, acho indicado você conseguir alguma confirmação. Espero que alguém corrobore isso aqui mesmo no forum.

Abs,
Rodrigo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.