x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 4.588

Ajuste de exercicios anteriores - saldo a crédito

Will Lima

Will Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 11:11

Hariella, bom dia!

Parece-me que essa conta de ajuste está classificada no PL, correto? se sim, considerando que as contas do passivo são de natureza credora, você tem um resultado positivo de ajustes de exercícios anteriores.

Se você teve prejuízo no exercício atual, você deve consolidalos. ex. ajuste exercícios anteriores +50,00 e prejuízo no exercício -100 = resultado exercícios anteriores 50.

Will Lima

Will Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 12:35

Faz o seguinte lançamento:

D - ajuste - 11.746,20
C - prejuízo - 11.746,20

Desta forma, no seu PL ficará um resultado negativo de (R$ 523.777,67) + R$ 11.746,20 = (R$ 512.031,47).

A lei 6.404/76 das S/As, dispõe o seguinte: Art. 189, parágrafo único: “O prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados (1º), pelas reservas de lucros (2º) e pela "reserva legal" (3º), nessa ordem."

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 12:54

Olá Hariella!

As respostas do nosso colega William estão corretas.

Apenas não se esqueça de demonstrar esses valores na DLPA e evidenciar a origem destes ajustes em nota explicativa.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 17:08

Amigos

Estou precisando de uma "luz" com relação à um ajuste (ou não) que preciso fazer.
A empresa comprou um veículo via cartão BNDES, em 2011. Em nenhum momento a empresa enviou a NF a contabilizar ao contador anterior. Agora quero acertar a situação.
Como contabilizar o veículo agora, uma vez que, os pagamentos parcelados do cartão BNDES (09 a 12/2011), foram contabilizados, como "emissão de cheques ao caixa"?
Se eu acertar o lançamento, a empresa terá o caixa "estourado"
Não sei como proceder. Alguém pode me dar uma ajuda?

Grata
Joana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.