x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.902

Igreja foi declarada como Inativa e Sem Movimento

Isaías Alves Amaral

Isaías Alves Amaral

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2013 | 08:56

Bom dia senhores

Tem uma Igreja Evangélica X que a 16 anos vem sendo declarada como sendo Inativa e Sem Movimento na Declaração Anual na Receita Federal. Na verdade ela teve movimentação financeira e possui um considerável numero de patrimônio (bens móveis e imoveis).

Pergunta-se:

1 - Existe possibilidade de "Arrumar" a contabilidade desta igreja conforme legislação atual?
2 - Por onde eu começo????

Eu estou perdido ... igual a cego em tiroteio.

Obrigado!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2013 | 10:13

Isaías
Bom dia!

Para poder te ajudar, primeiramente preciso obter maiores informações: a igreja está com a situação regular perante a RFD ou há alguma pendência?
Durante esse período foi feito a escrituração contábil? Existe a documentação que comprove a aquisição do patrimônio da Igreja?

Depois dessas informações, poderemos dar um direcionamento correto, para regularizar a situação.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Isaías Alves Amaral

Isaías Alves Amaral

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 14:06

1) A igreja está com a situação regular perante a RFD ou há alguma pendência?
Até 2010 estava regular, mas a partir dai está com a declaração anual de PJ e RAIS atrasado, estes 3 últimos anos.


2) Durante esse período foi feito a escrituração contábil?
Nunca foi feito nenhuma escrituração. Só era declarado como inativa.


3) Existe a documentação que comprove a aquisição do patrimônio da Igreja?
De uma das filiais tem escritura pública, a Sede foi comprado de uma imobiliária (a igreja comprou o lote ao lado de uma viúva, uma juíza autorizou a averbação em cartório, mas o documento venceu e a igreja não correu atras para adquirir outro. A imobiliária quer a liberação do papel para fazer um documento só), e demais congregações filiais tem apenas contrato de compra e venda sem reconhecimento de firma em cartório (mas a igreja ja está de posse a mais de 10 anos, o que dá direito de fazer documento publico de posse por aqui, disse o tabelião de uma cartório aqui).

4) bom trabalho
é melhor você dizer: "Boa dor de cabeça". rsrsrsrsr ... Eu sei que os trabalhos mais difíceis lapida o bom profissional.

Grato pela atenção.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 14:14

Isaías

Em primeiro lugar, a igreja deve procurar um bom advogado e tentar legalizar a situação do imóvel, em seguida saldar as pendências com a Receita de 2010 em diante. Depois começar a fazer a escrituração regular, juntando documentos de entradas e saídas.


O caminho é difícil, mas é esse o trajeto a seguir.

Boas Festas

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 14:29

Boa tarde amigos.

2) Durante esse período foi feito a escrituração contábil?
Nunca foi feito nenhuma escrituração. Só era declarado como inativa.


Com relação ao assunto, sugiro fazer como aqui indicado e vai postando aqui as dúvidas a medida em que forem surgindo.


Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Isaías Alves Amaral

Isaías Alves Amaral

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 18:06

Estive olhando aqui em um livro e tem tres grupos:
1 - igrejas fundada a muito tempo;
2 - igreja registradas recentemente;
3 - igrejas registradas recentemente porque receberam sua autonomia ...

Luiz José, bom faltou o meu caso e este livro dez em fazer este balanço de abertura ...

ja é uma grande porta aberta ..... valeu a todos ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.