Davi
Para trabalhar de forma autônoma, é necessário o cadastramento na prefeitura local como prestador de serviço e assim recolher o Iss e as taxas de licença e fiscalização, também deve obedecer alguns critérios:
1) Obviamente, estar regularmente inscrito no CRC da sua jurisdição e habilitado para prestar serviços contábeis;
2) Ter inscrição no município de sua residência como prestador de serviços. Com isso, você poderá emitir notas fiscais e terá que recolher o ISS, normalmente com base em um valor fixo por ano ou trimestre.
3) Estar inscrito na Previdência Social como contribuinte individual e recolher o INSS mensalmente pela alíquota de 20%, opcionalmente recolhendo por 11% caso escolha contribuir pelo valor mínimo e não queira exercer a opção de aposentadoria por tempo de contribuição.
Enquanto profissional liberal autônomo, há situações em que você precisará recolher o IR mensalmente e há ainda situações em que poderá deduzir despesas necessárias para sua atividade profissional da base de cálculo do imposto. Para isso, precisará manter escrituração regular de Livro Caixa. Recomendo que utilize o software Carnê Leão da Receita Federal e pesquise mais sobre o tema.
Bom trabalho