Katia Faleiro
Prata DIVISÃO 1, Contador(a)Preciso tirar uma dúvida tenho uma empresa que aluga equipamentos e máquinas para construção gostaria de saber como faço para emitir uma nota fiscal de locação?
respostas 3
acessos 5.883
Katia Faleiro
Prata DIVISÃO 1, Contador(a)Preciso tirar uma dúvida tenho uma empresa que aluga equipamentos e máquinas para construção gostaria de saber como faço para emitir uma nota fiscal de locação?
Roger Modafares Pereira
Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal Bom dia Katia,
Consideramos que esta operação é tratada sem incidência de tributos, para que essa mercadoria circule deverá emitir uma nota fiscal de remessa de locação com o CFOP 5.949 ou 6.949 e nos dados adicionais informar o numero do contrato/pedido ou solicitante, e para fins de pagamento é emitido uma fatura de locação.
OBS: A legislação do IPI dispõe que não haverá incidência do imposto nas operações de locação de mercadorias quando forem subsequentes à primeira saída. Ou seja, quando o estabelecimento industrial promover a saída em locação de produto que tenha fabricado ou importado diretamente do exterior, haverá incidência do IPI. No entanto, as saídas posteriores à primeira já não mais se sujeitam à tributação pelo imposto.
Att,
Katia Faleiro
Prata DIVISÃO 1, Contador(a)Se a empresa aluga uma máquina para outra empresa que exige um documento fiscal devo emitir uma fatura de locação e uma nota de remessa ? Esse valor da receita somará para cálculo do DAS imposto do simples nacional?
Roger Modafares Pereira
Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal Boa tarde Katia,
O documento fiscal mesmo seria o XML da "nota fiscal de remessa de locação" em conjunto com a sua respectiva DANFE (NF) no momento do transito da mercadoria... já fatura de locação em "si" seria o "recibo" apenas para o acerto financeiro, já em relação ao DAS, dentro do próprio fórum já li citações onde a receita é somada sim, porem aconselho pesquisar este ponto em questão,
Att
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.