x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 590

sobre devolução de compras as prazo

lenne da silva

Lenne da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 18:28

caros colegas preciso tirar umas dúvidas sobre uma devolução de compras como lançar na contabilidade, é uma compra que foi feita para uso e consumo à prazo, então na aquisição lancei da seguinte forma

Debito: compras p/ uso e/ou consumo (conta despesas)
Credito: fornecedor (passivo)

e tivemos que devolver parte desta mercadoria, minha dúvida é como fazer esse lançamento na devolução, o que devo debitar e creditar e as duplicatas foram pagas já com o desconto a que foi devolvido, como fazer esse lançamento também, que contas devo usar p lançar esse desconto ou não devo lançar, por gentileza se puderem me explicar detalhadamente, pois estou começando agora na área e tenho muitas dúvidas à respeito.

Marcos Pereira Alves

Marcos Pereira Alves

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 23:43

Boa noite,
Só inverter as contas, se obteve desconto na aquisição ele deveria estar lançado, e agora deve lança-lo de novo, lembrando que mudara o CFOP e se devolver apenas uma parte das mercadorias deverá fazer proporcionalmente.
Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.