x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 779

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 18:40

Boa Tarde,
Estou começando a fechar balanço agora, e não tenho muito conhecimento, entrei na empresa faz 4 dias e estou tentando fechar balanço desde janeiro de 2013.

Tenho em mãos todos os extratos bancários, as despesas, e as duplicatas (que ainda não entendi muito bem o que é isso), comecei a fazer os lançamentos pelo extrato da seguinte forma:

Para Depósitos:
D: Banco
C: Receitas

Para Saques/Pagamentos:
D: Despesas
C: Banco

Logo, fiz a conferencia e os saldos finais estão corretos, (ex.: Saldo final extrato: R$ 1.000,00 C, Saldo final Livro Razão: R$ 1.000,00 D)

Mas como a empresa precisa do balanço com urgência, e eu não consegui terminar de lançar todos os extratos, minha superior pediu apenas para lançar a ativo e o passivo. (Pra mim, esses lançamentos já era o ativo e o passivo e depois que terminasse fecharia o balanço)

Minha dúvida é a seguinte: O ativo não é tudo que depositaram no banco para a empresa? que já estava lançando? e o passivo as contas pagas que esta discriminadas no extrato também, incluindo os empréstimos? Ou o ativo e passivo se lança despesas e receitas contra caixa? Como vou conseguir realizar este balanço? E o saldo do ativo deverá ser o mesmo que o passivo? Mas se a empresa recebeu mais do que pagou?

Por favor gente, peço a paciência de vocês para me ajudarem, tenho que terminar isso amanhã.

Obrigado.





Leandro R. Nunes
Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 20:33

Leandro,

para o balanço patrimonial o total do ativo deve ser sempre igual ao total do passivo. Sempre.
Estas despesas e receitas de que fala são apresentadas na DRE (Demostração do Resultado do Exercício).