x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 779

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 18:40

Boa Tarde,
Estou começando a fechar balanço agora, e não tenho muito conhecimento, entrei na empresa faz 4 dias e estou tentando fechar balanço desde janeiro de 2013.

Tenho em mãos todos os extratos bancários, as despesas, e as duplicatas (que ainda não entendi muito bem o que é isso), comecei a fazer os lançamentos pelo extrato da seguinte forma:

Para Depósitos:
D: Banco
C: Receitas

Para Saques/Pagamentos:
D: Despesas
C: Banco

Logo, fiz a conferencia e os saldos finais estão corretos, (ex.: Saldo final extrato: R$ 1.000,00 C, Saldo final Livro Razão: R$ 1.000,00 D)

Mas como a empresa precisa do balanço com urgência, e eu não consegui terminar de lançar todos os extratos, minha superior pediu apenas para lançar a ativo e o passivo. (Pra mim, esses lançamentos já era o ativo e o passivo e depois que terminasse fecharia o balanço)

Minha dúvida é a seguinte: O ativo não é tudo que depositaram no banco para a empresa? que já estava lançando? e o passivo as contas pagas que esta discriminadas no extrato também, incluindo os empréstimos? Ou o ativo e passivo se lança despesas e receitas contra caixa? Como vou conseguir realizar este balanço? E o saldo do ativo deverá ser o mesmo que o passivo? Mas se a empresa recebeu mais do que pagou?

Por favor gente, peço a paciência de vocês para me ajudarem, tenho que terminar isso amanhã.

Obrigado.





Leandro R. Nunes
Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 20:33

Leandro,

para o balanço patrimonial o total do ativo deve ser sempre igual ao total do passivo. Sempre.
Estas despesas e receitas de que fala são apresentadas na DRE (Demostração do Resultado do Exercício).
Podemos também obter um relatório misto, com as contas patrimoniais, juntamente com as contas de resultado no balancete. Neste ultimo o total dos ativos e passivos podem não bater.
Os ativos são todos os bens e direitos da empresa, não somente dinheiro no banco. Pode ser constituído de imóveis, automóveis, dinheiro em espécie, patentes etc etc etc....
O passivo é composto pelas obrigações em conjunto com o patrimônio liquido (capital social + lucros/prejuízo).
O que aconselho é que faça um lançamento "vários débitos para vários créditos". Você informará em seu sistema o valor total do ativo/passivo (que é o mesmo) e distribuirá pelas contas patrimoniais conforme a situação atual da empresa.

Se a empresa recebeu mais do que pagou, ela terá dividas ou prejuízo que se fixarão no passivo para fazer o "balanceamento" com o valor do ativo.

Fazer um balanço é uma tarefa um pouco complicada se não tiver noção alguma dos princípios da contabilidade e do método de partidas dobradas, porém não é algo impossível.

Procure um contador ou um bom livro de contabilidade básica.

espero ter ajudado.

att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.