x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 23.894

LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO

MARCILEI MENDES DE FREITAS

Marcilei Mendes de Freitas

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2008 | 17:48

sei que este assunto nao e novo porem, a bastante importante para que eu possa ter exito em meu trabalho, gostaria se possivel toda ajuda possivel no que diz respeito ao assunto lucro real, estamos entrando neste modelo atualmente e se possivel alguem tiver realmente planilhas de lucro real, comparativo entre real e presumido, pois em varios topicos anteriores se esclarece muito mais as planilhas no entanto que sao requisitadas, nao as encontrei, desde ja agradeço a atençao de voces com um ultimo pedido, se alguem aqui de goiania conhecer um lugar que tenha um curso de contabilidade basica e de preferencia que abrangesse este assunto, que me indicassem, pois ja tentei no senai e senac, mas ambos nao terao este curso por agora,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 18:25

Boa noite Mara,

Tecnica e basicamente não há "diferença" entre um Plano de Contas de empresas tributadas pelo Lucro Real e outro de empresas (do mesmo ramo) tributadas pelo Lucro Presumido.

Isto porque o que muda é a sistemática de tributação e não o Plano de Contas propriamente dito.

Provavelmente você tenha se equivocado ao formular o questionamento de acima. Repita-o (se necessário) e tenha certeza de que não faltará quem lhe oriente adequadamente.

...

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 19:14

Boa Noite,

Prezada Mara Lúcia,

Uma das diferenças pontuais que deverá ser observada no plano de contas de uma empresa tributada pelo lucro real, e outra tributada pelo lucro presumido é que na nao existe a figura de antecipacoes de IRPJ e CSLL na empresa tributada pelo Lucro Presumido, a considerar que o imposto é calculado trimestralmente e nao cabe ajuste como caberá na empresa tributada pelo lucro real anual estimativa.

Ainda existe também quem compreenda, a exemplo do Simples Nacional, que o tributo simples nacional deva ser (-) deducoes de receita bruta, polêmica situacao, uma vez que o mesmo contempla tambem a figura do IRPJ e da CSLL, logo na empresa tributada pelo Lucro Presumido, uma vez que o IRPJ e CSLL sao interpretados como tributo sobre a Receita, embora sejam efetivamente sobre um resultado presumido, há quem pense que deva ser tambem deducoes da receita bruta.


Isto posto como citado pelo colega Saulo, a diferenca é conceitual no que diz respeito ao criterio de identificacao de receitas/despesas, diga-se reconhecimento.

Espero ter esclarecido, ou talvez lhe confundindo mais ainda, mas talvez nao tenha pensado por este viés, bom refletir sobre isto.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia
https://www.csl.cnt.br

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Milton Ozai

Milton Ozai

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 09:17

A decisão do método de tributação é uma das tarefas mais importantes para as empresas, principalmente as que estão iniciando suas atividades, uma vez que a opção é irretratável dentro do próprio ano calendário e uma boa opção pode trazer uma boa economia em termos tributários.

Para se ter uma idéia da carga tributária em cada modalidade de tributação, há uma ferramenta de cálculo on-line disponível em :

http://www.planejamento.ozai.com.br

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 13:49

Boa tarde, Carla Santana


Boa tarde gostaria de uma planilha que fizesse a simulação do calculo do imposto entre o lucro real e o lucro presumido afim de saber qual o mais vantajoso p/ a empresa, quem puder mim ajudar desde já agradeço muito.

Observou que neste mesmo tópico já há resposta para sua pergunta? Leia a segunda mensagem deste tópico, logo acima, postada em 29/01/2008 por Juliano Alves Pereira.

Caso o link que indico não seja suficiente, nos arquivos do Fórum há tópicos com planilhas de comparação em anexo.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
maria de lourdes vinhato franco

Maria de Lourdes Vinhato Franco

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 08:43

Boa tarde Colegas!

preciso de um auxilio!

Estou tentando fazer um estudo sobre qual seria o melhor tributação de uma escola (Presumido ou Real). Vou colocar um exemplo abaixo, gostaria de entender melhor o assunto.

Ex 1) Presumido
lucro - 90000
90000 x 15% = 13500
adicional = 90000- 60000(20000x3meses) x 10% = 3000
valor a recolher = 13500 + 3000 = 16500


Ex 1) Real Trimestral
lucro - 90000
90000 x 15% = 13500
adicional = 90000- 60000(20000x3meses) x 10% = 3000
valor a recolher = 13500 + 3000 = 16500

Ex 1) Real Anual (mensal)
lucro - 90000
90000 x 15% = 13500
adicional = 90000- 20000(20000x1mes) x 10% = 7000
valor a recolher = 13500 + 7000 = 20.500

seria isto, fazendo uma comparação?



claudia

Claudia

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 18:14

Olá gostaria de saber como fazer a apuração dos impostos no Lucro Real, seria assim por acaso para calcular o PIS e a COFINS.
Vendas: 100.000,00
Compras: 85.000,00
Valor a ser tributado
COFINS 15.000,00 x 7,6% = 1.140,00
PIS 15.000,00 x 1.65% 247,50

IRPJ E CSLL: 15.000,00 - PIS e COFINS mais todas as outras despesas operacionais, por favor me auxiliem nesta questão, pois não sei como calcular estes tributos.

Att;
Cláudia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.