x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.938

Apresentação das DC's

Leandro S. A.

Leandro S. A.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 17:19

Olá Colegas, boa tarde!

Estou com uma dúvida na apresentação de meu 1º balanço Patrimonial à terceiros.

Andei consultando por aí se existe uma sequencia obrigatória para impressão, ex: Encadernar o Diário com o Balanço Patrimonial no final ou o Razão com o Balanço Patrimonial no final, e não consegui encontrar algum artigo que tratasse deste assunto.

Percebi que alguns contadores imprimem o Razão e encadernam, e fazem o mesmo com o Diário ficando com dois livros, deixando o Balanço Patrimonial em separado sem encadernar.

Dentre os vários relatórios (Razão, Diário, Balancete, Balanço Patrimonial, DRE etc.) quais deles é obrigatório imprimir e a sequencia deles para apresentar à terceiros ex. banco ? ?

Se não me falha a memória, em meus tempos de Office Boy (meados de 2002) levava estas DC's para registro em cartório, isto ainda procede ? ?

Obrigado

Leandro S A
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 08:57

Leandro

Acho que você está confundindo apresentação de DCs a terceiros com DCs de publicação OBRIGATÓRIA das SOCIEDADES ANÔNIMAS, ASSOCIAÇÕES FILANTRÓPICAS DE ASSISTENCIA SOCIAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO e qualquer outra que a lei obrigue, estas são:

- Balanço Patrimonial
- DRE
- Demonstração de Resultado Abrangente
- DMPL
- DLPA
- Notas explicativas e de auditoria

*Os colegas me lembrem se eu esqueci alguma

Os livros diário e razão devem ser impressos e encadernados, com termo de abertura e encerramento nos termos da lei (é desobrigado quem entrega ECD - SPED contábil).

Agora pra terceiros não tem nada obrigatório, é aquilo que ele pedir, e, se você quiser você leva, senão, negocia com o terceiro.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Leandro S. A.

Leandro S. A.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 08:27

Rodrigo Mariano, obrigado pela ajuda,

Desculpe, más é a primeira vez que faço este procedimento.

Na verdade a minha dúvida é de como é feita a encadernação do Razão, Diário, DRE e Balanço Patrimonial.

Se são encadernados juntos ou separados.

E se ainda é necessário levá-los ao cartório para registrar.

Obrigado

Leandro S A

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.