x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 6.688

Balanço / Fiscal

Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 08:32

Bom dia leandro

Pra fecha a parte fiscal voce tera que confrontar as informações com os relatorios do sistema fiscal. O sistema fiscal é lançado todas as notas entradas e saidas e apuração dos impostos que uma vez conferido voce pode esta integrando ao contabil e conferindo com os relatorios se as informação importadas para o contabil estão corretas. lembrando que voce tera que verificar qual a tributação da empresa pois se for lucro real apos finaliza o balanço tera que ver se deu lucro ou prejuizo para apurar o irpj e csll .



espero ter ajudado

Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 08:43

OI, a empresa é lucro presumido. .

mas o valor de imposto que a empresa tem a pagar no relatório fiscal, não bate com o relatório contábil, minha superior disse para primeiro verificar o faturamento, e depois conciliar os impostos.. isso que eu não entendi...

e quando peço o relatório do balanço, aparece uma mensagem que o ativo esta diferente do passivo, eu achei que era so jogar a diferença como patrimônio liquido, mas não sei se tenho que somar todas as contas do passivo e todas as contas do ativo (incluindo ativo circulante, ativo permanente e etc.,) preciso saber apenas qual valor tenho que olhar no balanço para fechar o mesmo e entregar para a empresa...

Leandro R. Nunes
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 08:55

Leandro

Antes de qualquer resposta neste sentido, apenas uma pergunta

Há algum impedimento que impossibilite que você peça para a sua gerente fazer pelo menos um mês com você?

Pois creio que ela, conhecendo as rotinas do seu escritório, seria a melhor pessoa pra te explicar.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:04

não tem gerencia aqui, é direto com a contadora, e ela disse que já fechou a parte de folha e as contas de patrimônio, e pediu para que eu fechasse apenas o fiscal e banco, o banco já lancei e conciliei, mas o fiscal to com essas duvidas, e no balanço a conta de ativo ta com R$ 8.000.000,00 e o passivo de R$ 1.000.000,00, a diferença é muito grande, posso jogar essa diferença no patrimônio liquido do mesmo jeito?

se puderem me ajudar agradeço muitoooo...

Leandro R. Nunes
Lara

Lara

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:18

Leandro primeiramente voce tem que conferir se o impostos estão corretos da seguinte forma. primeiro como é lucro presumido tira um relatorio no fiscal do faturamento de janeiro a março / abril a junho e assim por diante . apos isso se o calculo do imposto tiver feito numa planilha confira essa planilha se o faturamento esta batendo com a base do calculo do imposto. apos isso tire um razão da conta dos impostos e verifique se o valor da provisão esa correto. nem sempre a integração ela vai 100% pode ocorrer erros na integração e voce pode alterar o lançamento no contabil . no caso vc tem provisão de pis cofins csll e irpj. tira um razão separado de cada conta e confronta com o relatorio ou planilha que foi utilizada para calcula o imposto. quanto a diferença do ativo e passivo concerteza deve ser algum lançamento que vc fez so com uma partida ou seja so um debito e deve ta faltando lançamento essa é a primeira hipotese . a segunda verifica quanto de lucro esta dando no resultado do balancete e pode ser essa diferença nesse caso sera lucro essa é outra hipotese . ou entaão pode esta vindo essa diferença de anos anteriores . verifique essas informações .


espero ter ajudado

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:38

Leandro

Sendo assim, vamos tentar então


ela quer que você olhe o fiscal justamente por isso. Se há diferença, é porque faltou PL (alimentado pelas contas de resultado que ela quer que você confira), o primeiro passo você já deu, porque verificou que os impostos não batem, portanto, como é lucro presumido, o faturamento deve estar errado.

Verifique os valores que estão diferentes entre os relatórios de faturamento do fiscal e das receitas do contábil, apresente isso à sua superior e veja como vai ser corrigido.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Leandro

Leandro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:56

então....

Aconteceu o seguinte: os impostos pagos estão batendo com o fiscal, a parametrização que esta errada (que agora tenho que descobrir como arruma isso também), mas como a empresa quer isso urgente, vou excluir as provisões do sistema e lançar manualmente, feito isso, os impostos em aberto em 31/12/2013 ficara correto... depois disso tenho que zerar as contas do balanço, é so pegar a diferença do ativo e passivo e lançar em patrimônio liquido? qual conta devo usar para debitar e creditar?

Leandro R. Nunes
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 18:53

olá, normalmente o sistema contábil tem uma rotina para fechamento do balanço, então após as conciliações, recomento que vc converse c/o suporte técnico do sistema que vc opera; quando aquelas conciliações, uma vez que vc já descobriu quais os lançamentos que estão errados p/os parâmetros do sistema, então fica mais fácil p/vc de onde deve deve vir as informações do setor fiscal; não são poucas as contas à do setor fiscal a serem conciliadas, principalmente se o regime tributário da empresa for lucro presumo ou lucro real; então de posse de um balancete de verificação analítico de dezembro de 2013, concilie:

- faturamento: receitas a vista/a prazo (contas de resultado=r, base de cálculo dos tributos sobre o faturamento)
- pis sobre o faturamento (r) x pis a recolher (passivo circulante=pc) x pis a compensar/recuperar (ativo circulante=ac)
- cofins sobre o fat. (r) x cofins a recolher (pc) x cofins a compensar/recuperar (ac)
- irpj sobre o fat. ou sobre o lucro (r) x irpj a recolher (pc) x irpj retido ou irrf (ac)
- contribuição social s/fat. ou sobre o lucro líquido (r) x csll a recolher (pc) x csll retida (ac)
- ipi (r) x ipi a recolher (caso a empresa seja indústria)
- ii, ie (caso a empresa importe matéria prima e exporte produtos industrializados)
- icms (r) x icms a recolher (pc) x icms a recuperar (ac)

>> havendo retenção de tributos federais os mesmos, para serem objetos de compensação/restituição, devem estar declarados no per-dcomp

>> também vem do setor fiscal a informação o valor do saldo do estoque apurado p/fins de balanço, veja o livro de inventário!

bom trabalho e bfs à todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.