x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.727

Como contabilizar e tributar rendimento de aplicação finance

Marcio Sacoman

Marcio Sacoman

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 10:36

Bom dia pessoal! Tudo bem com vocês?

Estou com uma grande dúvida e não sei como resolver. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

Bom, vamos lá.

Tenho uma empresa enquadrada no Lucro Presumido e ela tem uma conta de aplicação na Caixa Econômica Federal denominada CAIXA FIC GIRO EMPRESAS REF DI LP.

Recebi o extrato do mês 12/2013 e veio demonstrado da seguinte forma:

RESUMO DA MOVIMENTAÇÃO
Saldo Anterior - 3.929.579,31 C
Aplicações - 363.800,00 C
Resgates - 48.153,55 D
Rendimento Bruto no Mês - 30.355,04 C
IRRF - 149,38 D
Saldo Bruto - 4.275.431,42 C

DADOS DA TRIBUTAÇÃO
Rendimento Base - 230,78
IRRF - 149,38

Minhas dúvidas são:

1- Tributo o valor de 30.355,04 ou o valor de 230,78 para cálculos do IRPJ e CSLL?

2 - Se caso eu for tributar o valor de 230,78, como vou contabilizar o valor de 30.355,04 pois é esse valor que bate com o saldo bruto final. Lanço como Receitas Financeiras ou tenho que lançar em outra conta?



Elias Serres

Elias Serres

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 11:44

Marcio,

eu entendo que a tributação se dá quando existe o resgate de valores. Neste caso, a base para tributação será o rendimento de R$ 230,78, que provavelmente foi resultado dos resgates no período. O IRRF pode ser compensado também. O valor do rendimento irá incorporar a conta de receitas financeiras, mas a base para tributação são as especificadas em "dados da tributação". Vale lembrar que no lucro presumido, as receitas financeiras devem ser somadas ao lucro para base de PIS e COFINS.

Fonte: Art. 55, § 1º e 9º, Inciso II da Instrução Normativa 1.022/2010. clique aqui

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS
Natália Barbosa

Natália Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 08:45

Bom dia,
Nesse exemplo não entendi uma coisa: esse rendimento de R$ 230,78 é o rendimento tributado, certo? Minha dúvida, ele aparece na contabilidade de que forma? Qual lançamento a ser feito? Meu entendimento é que deve ser lançado apenas o rendimento bruto (como receita, em contrapartida com a aplicação) e a dedução de IRRF a recuperar da conta de aplicação, para o caso de uma empresa do Lucro Presumido. Está certo? Estou com um caso desse, e o cliente quer ver na demostração o rendimento tributado, mas acho que só vai aparecer o rendimento bruto na conta de receita. Oque me dizem?

Atenciosamente,
Natália Barbosa
Graduanda em Ciências Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.