x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 16.031

Como apurar o custo da vendas de lotes (CMV) de um loteament

KEL

Kel

Bronze DIVISÃO 5, Controlador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 18:10

Preciso da ajuda dos colegas do fórum

Como apurar o custo (CMV) de um loteamento em andamento em que os lotes já estão sendo vendidos?

Exemplo: A empresa Delta (lucro presumido) , comprou um terreno por R$ 500,000,00 e esta transformando em um loteamento. Vários lotes já foram vendidos no lançamento do empreendimento, ou seja, antes do termino das obras. Como vou apurar o custo dos lotes já vendidos antes do término das obras?

Eu criei uma conta no Ativo Circulante, Estoque, “Loteamento em Andamento” e todos os custos com o loteamento como projetos, taxas, terraplenagem, postes, fios, canos, mão de obra e etc. estão sendo lançados nessa conta, porem estou em duvida de como apurar o custo no encerramento do exercício de 2013 referente aos lotes já vendidos , como fazer a DRE desse empreendimento?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 19:02

Você deverá lanças todos os custos e despesas e depois dividir pelo número de lotes, se houver diferentes tamanhos, poderá calcular pelo metro quadrado, assim terá o custo de cada unidade.

APARECIDA MOTA
KEL

Kel

Bronze DIVISÃO 5, Controlador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 31 janeiro 2014 | 10:49

Obrigado pela ajuda Aparecida Mota, mas ainda tenho uma dúvida, alguns lotes já foram vendidos antes de concluída as obras. Desse modo os lotes já vendidos terão um custo, e os últimos a serem vendidos terão custos diferentes?

Se a obra já estivesse concluída eu já saberia todos os custo e despesas e dividiria pelo metro quadrado de cada lote e teria o valor do custo correto, mas como a obra ainda esta em andamento e já tem lotes sendo vendidos me veio essa duvida.

Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 11:22

Olá

Também tenho duvida deste custo quando a obra ainda não está finalizada. Faço a divisão dos lotes pela metragem e "baixo" os custos no momento da venda do que já tem.

Depois continuo agregando custo a aquele lote já vendido e baixo no mesmo mês do lançamento direto para a DRE, mas não sei se está correto.
A Apuração é pelo Presumido.

Também tenho duvida quanto as áreas de Preservação, ruas e praças... como devo proceder com os custos... entendo inicialmente que devo incluir estas metragens na relação para rateio, agregar os custos como os demais lotes... e no final dividir este custo destas áreas entre os lotes que serão vendidos.

Alguém pode confirmar estas questões...?!?! obrigada!!

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sábado | 21 junho 2014 | 18:48

É esse o procedimento mesmo, ir rateando as despesas, inclusive das ruas e praças nos terrenos a venda. Para determinar o preço de venda de cada terreno considere o m² do mesmo, em alguns casos, pode-se considerar a localização e benfeitorias dos lotes, que poderá ter preços diferenciados, conforme a venda a ser feita.

APARECIDA MOTA
Steffany Santana

Steffany Santana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 22 junho 2014 | 09:50

Sabrina,

Depois continuo agregando custo a aquele lote já vendido e baixo no mesmo mês do lançamento direto para a DRE, mas não sei se está correto.


Acompanhando esse interessante tópico, confesso que não entendí quando diz que continua agregando custo ao lote já vendido. Ficaria feliz se pudesse esclarecer melhor. Obrigada.

Aparecida, suscintos, pontuais e esclarecedores seus esclarecimentos nos tópicos que participa. Abraços.



Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Segunda-Feira | 23 junho 2014 | 08:00

Bom dia!!! explico melhor minha duvida...

Muitas vezes vendemos um lote antes mesmo de todo o projeto do Loteamento estar pronto.
Então até o momento da venda tenho um "x" valor de custo para "baixar".
Conforme vai andando o projeto temos mais custos e este também deve ser agregado a este lote que já vendi certo?, então rateio os custos para os lotes ainda em estoque e mais os que já foram vendidos. Os que ainda estão estoque acumula o custo e os que já vendi baixo neste mês para a DRE porque ele já foi vendido. (lembrando que a tributação é pelo Presumido).

Tenho muita duvida se este procedimento é correto, ....

Desde já agradeço muito, abraços!! Sabrina

KEL

Kel

Bronze DIVISÃO 5, Controlador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 junho 2014 | 08:36

Bom dia Sabrina,

Quando você diz;

"Depois continuo agregando custo a aquele lote já vendido e baixo no mesmo mês do lançamento direto para a DRE, mas não sei se está correto."

Você vai agregando os custos ao lotes vendidos até o encerramento do exercício?

Sabrina Busch Maciel

Sabrina Busch Maciel

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Segunda-Feira | 23 junho 2014 | 08:46

Vou agregando custo a aquele lote e "baixando" para DRE até que não tenha mais custos neste Loteamento e pode ou não passar de uma exercício.

Isso ocorre quando é vendido lote antes da conclusão das obras, calçamento, encanamento etc... faço a divisão dos lotes por m2 e no momento da venda baixo o que já tem de custo.

Só que ainda tem notas, mão de obra e etc que vou lançando nos meses para frente e não deixa de ser custo também daquele que foi vendido. Então baixo para DRE no mesmo mês que entra a despesa (apenas os que já foram vendidos) os demais ficam no estoque.

E não observo a questão do exercício....

Emilio Harano

Emilio Harano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 junho 2014 | 17:01

Boa tarde
Caros amigos

Como posso passar uma planilhas em excel sobre calculo de cmv de loteamento conforme parcelas recebidas e custo em andamento?

Emilio Harano

Emilio Harano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 junho 2014 | 09:45

Bom dia

A planilha de calculo de custo de loteamento entrar pelo tópico com arquivos- Loteamento e lançamento, enviado em setembro 2013.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.