x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.207

Encerramento do Balanço

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2014 | 10:00

Bom dia,

Estou fazendo o encerramento do balanço de uma empresa do simples nacional pela primeira vez e me surgiram algumas dúvidas:
1- A empresa apurou lucro no exercício e fiz a distribuição do mesmo e também o pagamento no ultimo dia do ano,porém feito dessa forma, não aparece o lucro apurado no balanço, apenas na DRE, está correto??tenho que fazer uma nota explicativa??

2- A contabilidade foi realizada através de programa contábil, neste caso, agora tenho que imprimir os relatórios dos livros diários, razão, DRE e Balanço e mandar encadernar individualmente o Livro Diário e o Livro Razão anexando a eles o balanço e a DRE ??

3- Se o procedimento for esse mesmo, depois tenho que pegar assinatura dos sócios e autenticar na junta comercial? ?

Agradeço a atenção e se possível em passar a base legal e ou um tópico que trate desse assunto!

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2014 | 10:14

Tcheler,

1 - Sim, está correto, desde que tenha realmente ocorrido a saída, se você quiser demonstrar o que houve, faça uma DMPL que já está de bom tamanho

2 - O fato de a contabilidade ser manual ou eletrônica nada interfere nas obrigações legais, se houver tal obrigação para empresas do simples, você terá que imprimir os livros.

3 - Idem ao número 2

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2014 | 10:26

Oi Rodrigo Mariano,

Obrigado pela atenção, mais ainda fiquei com essa dúvida da obrigação da impressão dos livros e autenticação dos mesmos, você saberia me informar se tem alguma base legal falando desse assunto ou alguma repartição que eu poderia tirar essa dúvida??

desde já obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.