x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 41.512

Plano de contas Conforme IFRS

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 11:33

Olá Telmo, muito obrigada pelo manual.

Porém surgiu uma dúvida, para adoção a ITG 1000 atualmente os limites (anuais) são de
R$ 360.000,00 para as microempresas e R$ 3.600.000,00 para as empresas de pequeno porte.

A empresa supera esse limite, então não posso adotar o modelo simplificado da ITG 1000 certo? Mas eu posso seguir o conceito de escritura do plano?

Tenho que alterar o plano de contas para deixa em conformidade com as normas IFRS e estou penando aqui..rs

Desde de já agradeço a ajuda

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 16:07

Telmo,

A empresa presta Serviços de engenharia (atividade principal) e também Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial, peças e acessórios (atividade secundária) ou seja Engenharia, Industria e Comércio Ltda.

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 12:04

Telmo, obrigada ajuda!

Vejo que o plano que você me passou a estrutura é parecida com o planos que eu tenho, o meu não foge muito com o que foi passado.
Esses modelo segue em então as normas IFRS? Então ao meu ver não houve muita alteração no plano, o que mudou mesmo foi alguns conceitos, desculpa se eu estiver falando alguma coisa errada, estou tentando entender.



Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 15:59

Boa Tarde,

Alguém poderia dizer como é classificado a conta de cheques pagos a compensar, de acordo as Normas Internacionais de Contabilidade?

Desde já agradeço pelo atendimento

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais
JAYRO SOARES DE OLIVEIRA

Jayro Soares de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 11:17

Bom dia pessoal, me corrijam se eu estiver errado, mas no escopo da NBCTG1000 diz que empresa consideradas micro e pequeno porte são empresas que não tem obrigação pública de prestação de contas como é o caso de companhias abertas que obrigação pública de prestação de contas para os acionistas da bolsa de valores, dessa forma lá não fala sobre regras fiscais de faturamento, então pelo o que o entendi pode-se usar a NBCTG1000 para a empresa do Telmo.

Por favor me corrijam de eu estiver errado.

Grato!

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 21:11

Telmo Biehl, boa noite.

Notei que nos modelos que você gentilmente forneceu que o grupo 3 é Receita e o 4 Despesas.
No meu plano de contas o grupo 3 é despesas e o 4 receitas.
Devo alterar a nomenclatura do meu plano de contas?

Não tenho clientes tributados pelo Lucro Real.
Os meus são Lucro Presumido e Simples Nacional.

Obrigada pela atenção.

Cordialmente

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 17:32

oi, não há problema em adotar em utilizar-se os modelos

(fórmula 1)
1 - ativo
2 - passivo
3 - custos e despesas
4 - receitas
5 - apuração do resultado do exercício (are)

(fórmula 2)
...
3 - custos
4 - receitas
5 - despesas
6 - are

(fórmula 3)
...
3 - receitas
4 - custos e despesas
5 - are

(fórmula 4)
...
3 - contas de resultado << contém a completa estrutura (analítica) da dre: receitas (operacionais, financeiras, etc.), custos, despesas e are

>> tive a grata experiência em vivenciar todos os exemplos acima

obs. é bom certificar-se c/ o suporte técnico do programa de contabilidade qual dos modelos acima pode (ou deve) ser utilizado pelo sistema, n'alguns casos a estrutura básica do plano de contas é padronizada pelo próprio sistema, onde se é apenas necessário acrescentar aquelas contas peculiares a atividade da empresa.

de uma forma ou outra todos planos de contas usam (internamente) o plano de contas referencial p/ fins de transmissão e envio do sped.

boa tarde e ótima semana! :-)

ps.: inspirado no plano de contas do livro contabilidade empresarial (josé carlos marion, editora atlas) também tenho por sugestão

(fórmula 5)
1 - ativo
2 - passivo
3 - patrimônio líquido
4 - contas de compensação (ativo e passivo)
5 - custos & despesas
6 - receitas
7 - are

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 19:00

Boa noite, Telmo Biehl !


Muito obrigada pelas orientações.
Estou utilizando a primeira fórmula que você mencionou.
O programa que utilizo permite alterações.
Mas vou ficar com o que já estruturei para não ficar mais perdida.

Quando ao DRE, modifiquei o que estava antes porque não havia feito corretamente.

Abração e mais uma vez obrigada!



Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.