x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 19.265

Balanço de Abertura EPP

VALERIA

Valeria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 10:37

Por favor estou iniciando um Balanlo de empresa EPP, comercio varejista e como devo iniciar com estoques, alguem teria um exemplos de balanço inicial...

muito obrigada

CLAUDIA

Claudia

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 13:12

Ola, boa tarde Valeria..

Para iniciar um balanço de empresa que nunca efetuou sua contabilidade regular, voce deverá apuarar alguns saldos que a empresa possui em aberto, tais como: fornecedores, clientes, impostos e etcc... Exemplo, se vai iniciar em 01/01/2008, deverá constar em balanço de abertura todos os valores devidos até 31/12/2007. Sempre voce vai utilizar a conta respectiva do saldo apurado e em contrapartida uma conta transitoria chamada Balance de abertura, implantação de saldos ...., que no final ficará zerada, mediante ao resultado apurado - LUCRO OU PREJUIZO.


DEBITO - CAIXA (AC)
CREDITO - IMPLANTAÇÃO DE SALDOS(AR)-------- 500,00

DEBITO-ESTOQUE
CREDITO-IMPLANTAÇÃO DE SALDOS(AR)---------1.000,00


DEBITO-IMPLANTAÇÃO DE SALDOS
CREDITO-SALARIOS A PAGAR-----------------------300,00

DEBITO-IMPLANTAÇÃO DE SALDOS
CREDITO-SIMPLES A RECOLHER---------------------80,00

DEBITO-IMPLANTAÇÃO DE SALDOS
CREDITO-CAPITAL SOCIAL------------------------500,00

DEBITO-IMPLANTAÇÃO DE SALDOS
CREDITO-LUCROS ACUMULADOS------------------620,00

E ASSIM, SUCESSIVAMNTE.....Nota se que o valor lancado na conta Lucro ou Prejuizo acumulado é justamente o valor da diferença entre os debitos e creditos da conta de implantação, de forma que apos este lancto a mesma ficou com saldo zerado.

Com relação, ao estoque voce deverá informar o valor do ultimo estoque levantado pelo seu cliente e que constará tbm na declaração entregue a Administração fazendaria de seu estado.

Espero ter esclarecido e se precisar de algo mais, por favor me contacte.

Claudia

Claudia
VALERIA

Valeria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 16:07

Não querendo abusar da boa vontade, Por favor preciso de mais uma ajuda, tenho um novo caso de uma outra empresa que tenho algumas duvidas e estou totalmente perdida, por favor vc consegui me ajudar?? a duvida é o seguinte:

Uma empresa que vende bloqueador de ar para tubulação de agua, abriu em 04/2007 e eles compram materiais para fazer esses bloqueadores como devo contabilizar: sendo q esta empresa é simples nacianal.

exemplo: Compras de estoque para materias primas????
ou simplesmente compra de materia prima???

ou preciso fazer um estoque incial paraestas compras???

Obrigada...

CLAUDIA

Claudia

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 16:12

Independente da tributação da empresa a forma para contabilizar as compras de materia prima, ou mercadorias para revenda é igual para todas as empresas, assim vc vai contabilizar em compras de materia prima, no grupo do estoque(AC), quando for apurar o estoque final, seja mensal, ou anual vc vai transferir o saldo para CPV.

Claudia

Claudia
gislane ferreira de morais chagas

Gislane Ferreira de Morais Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 12:53

Olá pessoal,

Preciso de ajuda, como disse sou recem formada, e nunca trabalhei na area contábil.

Fiz varias pesquisas sobre o que estou querendo saber, mas fiquei com algumas duvidas. Estou fazendo uma contabilidade de uma empresa que nunca fez uma escrituração contabil.
abriu em 2005, teve movimentação no ano de 2006 e 2007.
Gostaria de saber se posso fazer o balanço de abertura para esta empresa, para comerçar em 2008 certinha. Ela fez as declaraçoes IRPF E DIPJ e as DCTF e as DMS.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 15:03

Boa tarde Gislane,

Você está certa ao querer inciar a contabilidade da referida empresa de maneira correta em obediência aos ditames da lei.

Clique aqui para ler os comentários do Claudio Rufino apropriadamente postados acerca da necessidade e dos critérios a serem adotados pela elaboração do Balanço de Abertura.

Se ainda assim persistirem dúvidas, entre em contato.

...

gislane ferreira de morais chagas

Gislane Ferreira de Morais Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 16:26

Boa tarde Saulo Heusi,

Obrigada pela informação, tenho mais uma duvida, vi que posso fazer o balanço de abertura.
Esta empresa ao abrir colocou no contrato que tinha um capital de 40.000,00. mas este valor foi só no papel, na realidade ele não tinha este capital. Por ser um escritorio de representação comercial, quase não tem bens, e os que tem (1 computador, 1 impressora, uma mesa e uma cadeira) não está no nome da empresa, os que tem documentos está no nome de pessoa fisica e alguns não tem documentção. como faço para proceder o balanço de abertura?

já as obrigações tributarias dele tanto federal e municipal, já está sendo negociada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 18:19

Boa tarde Gislane,

Recapitulando o que postou o Claudio no link indicado acima, a solução (segundo a lei) é a elaboração de um Balanço de Abertura, que será seu ponto de partida para a regularização da contabilidade.

No caso desta empresa, que nunca manteve os registros contábeis, nas condições exigidas pela legislação fiscal você deverá, por ocasião do levantamento do balanço de abertura, proceder da seguinte forma:

Faça um levantamento junto a empresa inventariando todas as contas, isto é, verifique a posição (saldos) de Clientes, Fornecedores, contagem física dos estoques, saldo de caixa e bancários, bens do Imobilizado, enfim, de todos os direitos, haveres e obrigações (deveres) da empresa na data em que fará o Balanço de Abertura.

Para determinar o valor a ser registrado, tenha como base o custo dos bens do ativo imobilizado, dos investimentos permanentes e outros valores sujeitos à correção monetária do balanço, bem como o valor do capital social, corrigidos monetariamente desde a data da aquisição e da integralização do capital até 31.12.95;

Considere como utilizadas as quotas de depreciação, amortização e exaustão, devidamente corrigidas até 31.12.95, que seriam cabíveis nos períodos-base anteriores àquele em que realizar o balanço de abertura;

Uma vez tomadas todas estas providências e de posse dos referidos saldos, proceda aos registros contábeis dos valores apurados no levantamento patrimonial, lançando a diferença verificada entre o Ativo e Passivo como Lucros ou Prejuízos Acumulados;

Na prática ficaria assim:

D - Contas do Ativo
C - Balanço de Abertura (Conta Transitória)

D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Contas do Passivo

Após efetuados os lançamentos acima, verifique o saldo da conta transitória " Balanço de Abertura". Se for negativo (devedor) o Balanço de Abertura indica que a empresa apurou prejuízos desde sua abertura até a data do referido Balanço. Se positivo, apurou Lucros.

Sua atenção deve estar voltada para o fato de que o resultado apurado é meramente contábil ou seja, se apurou prejuízo, este não pode ser compensado e se foram Lucros, não podem ser distribuídos aos sócios.

O ideal é que o diferencie de futuros resultados, lançando-o em conta específica no Patrimônio Líquido como Lucros (ou Prejuízos) em Suspenso, por exemplo.

Lançamentos

D - Prejuízos em Suspenso (Patrimônio Liquido)
C - Balanço de Abertura (Contra Transitória)

Ou

D - Balanço de Abertura (Contra Transitória)
C - Lucros em Suspenso (Patrimônio Liquido)

Nota
Se a empresa não tem nada, esteve inativa ou simplesmente "desapareceu" com todo ou parte do dinheiro do Capital Social, eu sugiro que lance o referido capital contra Prejuízos em Suspenso, já que o dinheiro teoricamente foi gasto e nada foi convertido em ativos da empresa.

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 13:53

Reginaldo Siqueira Costa,

Boa tarde!


Se a empresa em questão "abriu, no meio do ano" e, este ano for o ano corrente, não será balanço de abertura, mas sim o "balanço normal" da empresa, ou seja, você irá fazer os lançamentos normais da contabilidade, tais como, subscrição e integralização do capital social, aquisição do estoque e materiais da empresa, etc.
Depois de efetuar os registros no Livro Diário, você irá fazer o Balanço Patrimonial desta empresa.

Agora, se a empresa em questão "abriu, no meio do ano" passado e ainda não efetuou a escrituração contábil e deseja, fazê-la neste ano, você deverá seguir as informações e orientações já contidas no Fórum Contábeis.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Gilney Nascimento

Gilney Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 09:05

O balanço de abertura é para ser feito na data da constituição, ou, por exemplo, existe uma empresa A que foi constituida em 2009 mas até 2011 não foi feito nenhum BP, eu poderia fazer um balanço de abertura em 2012? Quais documentações eu deveria utilizar como base para a mensuração dos saldos? Todo o levantamento dos saldos devem ser baseados em documentações, mesmo a empresa possuindo um bem que não tem Nota? Para autenticar na junta é necessário a mudança de contador no órgão?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.