x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 11.228

Encerramento Contas de Resultado

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 06:43

João

O encerramento das contas de Resultados só e feito qdo voce for transferir os saldos do Ativo e Passivo para o exercicio seguinte. Portanto voce elabora o balanço, em qualquer época dentro do exercício contábil, sem fazer o encerramento das contas.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
João Gomes dos Anjos Filho

João Gomes dos Anjos Filho

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 11:21

Messias, grato pela resposta.

Acho que formulei mal minha pergunta, na verdade a minha dúvida está no texto abaixo:

-Tratamento dos resultados trimestrais (Iob)

Os resultados trimestrais apurados para fins de determinação da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro podem ser alocados:

a) em Conta Transitória do Patrimônio Líquido (tendo como contrapartida a conta de Apuração do Resultado do Exercício), se a empresa optar pelo encerramento trimestral das Contas de Resultado; ou

b) numa Conta de Resultado, também transitória, se a empresa optar pelo encerramento das Contas de Resultado somente por ocasião do encerramento do ano-calendário.

Obrigado!!!!

Maria jose

Maria Jose

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 09:51

Olá gostaria de saber como proceder com fechamento das contas, pois a empresa so pagou agua,telefone, aluguel, unico faturamento foi em dezembro de 2011, nen os impostos sobre o faturamento foi pago.
Quando visualizo o balanço esta uma diferença de R$ 4.364,00.
A pergunta é:
Qual a conta a ser debitada e creditada.

Maria José
Obirada a todos.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 10:51

Maria Jose, no balancete esta dando diferença?deve ter feito algum lançamento errado, mas normalmente é dificil dar diferença porque os programas só aceitam debitos/creditos do mesmo valor. Verifique se o saldo inicial está batento.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Maria jose

Maria Jose

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 11:16

o saldo inicial esta certo.

No balancete esta tudo certo, esta me faltando fazer o encerramento
do exercicio e não consigo entender quais são as contas que vou debitar e creditar.


Obrigada pelo retorno.

Maria José

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 11:23

Bom dia Maria José,


Para encerramento do exercício, deve "ZERAR" as contas de resultado (Receitas, custos e despesas), tendo como contra partida, a conta "Resultado do Exercício" no, Patrimônio Líquido.


Exemplo:

Débito : Receitas de Vendas (CR)
Crédito : Resultado do Exercício (PL)


Débito : Resultado do Exercício (PL)
Crédito : Despesas Com Telefone (CR)


Aqui mesmo no Fórum, muito já foi discutido sobre o assunto, promova uma pesquisa.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.