x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.075

paulo rodrigo

Paulo Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 18:46

Boa Noite,

Fazemos a contabilidade de uma loja de veículos e na apuração do CMV o valor está sendo o mesmo valor da venda dos veículos do mês, gostaria que por gentileza verifiquem os valores que vou colocar abaixo e me digam se está correto?

Ex:

EF = EI+C-V
EF = 252.778,27 + 27.600,00+3.624,00-36.500,00
EF= 247.502,27

CMV=EI+C-EF
CMV=252.778,27+27.600+3624,00-247.502,27
CMV= 36.500,00

Pessoal está correto o que eu fiz acima, estou achando estranho o fato de ser o mesmo valor as vendas e o CMV.
OBS: O 3.624,00 é um custo que a loja tem de algum concerto no veiculo antes da venda está correto lançar junto com as compras??

No aguardo,

Obrigada

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 19:36

Boa noite Paulo.
O que quer dizer o V em negrito abaixo da fórmula?
EF = EI+C-V
Pelo que pude entender você está colocando o valor das vendas na fórmula pra achar o saldo final, é isso?
Caso a resposta seja afirmativa, realmente você está cometendo um engano.
Pra achar o estoque final você tem que realmente fazer o inventário físico, ou seja, contar os carros e multiplicar pelo custo de aquisição de cada um, ou se vocês usam sistema você consegue este valor pelos relatórios se estiver tudo registrado.
Quanto a inclusão dos valores nos consertos dos carros está correto incluir no custo (valor de compra), pois não é uma despesa de venda e sim um gasto que está incorrendo para o carro ficar pronto para sim ser colocado na área de venda.

Espero ter ajudado.

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Vicente eugenio

Vicente Eugenio

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 19:59

boa tarde,

se voce for analisar as duas formulas que postou acima o valor de V será sempre igual ao CMV:
CMV=EI+C-EF
EF = EI+C-V

trabalhando a formula EF = EI+C-V fica:
v= EI+C-EF logo:

CMV=V

Mas a como disse Jaison esta cometendo erro, pois não existe a formula EF = EI+C-V.
Para calcular o CMV tem que usar a formula CMV=EI+C-EF.




paulo rodrigo

Paulo Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 20:18

Obrigado, Jaison e Vicente vocês me ajudaram muito. Era isto mesmo a minha duvida.

Mas quanto aos lançamentos foi lançado assim:

Compra de Mercadoria
D=Compras - (CR-Custos)
C=Caixa ou Bancos

Venda de Veiculo
D=Caixa ou Bancos
C=Vendas -(CR - Receitas)

Então e agora como faço os lançamentos no estoque e CMV? Quais Contas, visto que tenho um saldo no estoque AC do ano anterior?
Por Favor me ajudem
Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.