x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.750

Veículo em nome da empresa

Bianca Carvalho Paulino

Bianca Carvalho Paulino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 14:05

Boa tarde!
Será que alguém consegue me ajudar?
A empresa comprou um veículo para uso da sócia. Todos os gastos para a compra do veículo foram pagos pela empresa. A minha dúvida é em relação ao seguro. Ele poderá ser feito em nome da sócia para que ela faça o pagamento? Se negativo, poderá ser feito em nome da empresa mas pago pela sócia? A empresa poderá ter algum problema fiscal/tributário em relação a isso?

Obrigada
Bianca Paulino

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 14:18

Prezada Bianca,

Se o veículo está em nome da empresa o seguro também deverá ser, inclusive, creio que as seguradoras não fazem seguros em nome do outra pessoa a não ser do proprietário. Quanto ao pagamento se na pratica ele for ser realizado pela sócia (pessoa física), então você tem as formas que para contabilizar:

- Adiantamento de lucros;
- Adiantamento de dividendos;
- Empréstimo de sócios (salientando que necessita de contrato de empréstimo, o qual acarretará juros e IOF).

Espero ter ajudado. Em caso de permanência de duvidas, detalhe-as.

At,
Marcos Vinicius

Bianca Carvalho Paulino

Bianca Carvalho Paulino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 18:30

Marcos Vinícius,
Obrigada pela resposta e me ajudou muito.

Mas só para eu ter certeza se entendi bem, a empresa paga o seguro, não lança na despesa e posteriormente desconta esse valor dos Dividendos, é isso?

Obrigada,

Bianca Paulino

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 19:29

Se a empresa fizer o seguro em seu nome e também realizar o pagamento do mesmo então não necessita fazer nenhuma contabilização envolvendo o sócio, apenas deverá proceder conforme mencionei anteriormente se o sócio realizar a quitação do seguro.

Considerando a empresa pagamento o seguro você irá contabilizar o mesmo no ativo (Seguros a apropriar) e reconhecer mensalmente um fração do seu valor, de modo, que ao termino do período do seguro, ele tenha sido totalmente reconhecido na despesa.

Bianca Carvalho Paulino

Bianca Carvalho Paulino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 10:39

Bom dia Marcos Vinicius,

Desculpe, mas acho que não estou conseguindo visualizar o lançamento caso o pagamento seja feito pela sócia. Se for feito pela sócia, é necessário que eu faça algum tipo de lançamento?

Quanto ao lançamento contábil no caso do pagamento for feito pela empresa, não tenho dúvidas, será uma despesa da empresa, mas ao contrário, realmente não estou conseguindo visualizar.

O que eu pensei no seguinte: a sócia fazer o pagamento do seguro,(pois o carro será usado por ela pra uso da empresa mas pessoal também, inclusive ela acha certo pagar o seguro) e não lançar nada na contabilidade. Mas não sei se isso acarretará algum problema fiscal/tributário para a empresa.

Mais uma vez, obrigada pela atenção!

Bianca

Kelly

Kelly

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 16:35

Boa Tarde.

Por favor, orientação quando ao lançamento.

Empresa adquire duas motos Honda e conforme o pedido segue os valores.

Set/2012
Valor total da N.F R$ 11.642,00.
Valor total a pagar R$ 12.894,96.
Valor total da parcela R$ 537,29
Taxa de juros 0,91% a.m


Deduzi da seguinte forma o pagamento ....


Valor da parcela.

1 parcela de R$ 484,03 e 23 parcelas de R$ 485,09

Valor dos juros "decorrer do financiamento"

1 parcela de R$ 52,13 e 23 parcelas de R$ 52,21.

Como faço o lançamento pois a empresa disponibilizou somente agora a N.F da compra desses bens e foi adquirido em 2012.

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.