x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.337

Distribuição de lucro empresa do simples nacional sem escrit

Lucas Lopes Villar

Lucas Lopes Villar

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 09:53

Bom dia Pessoal,

Tenho uma empresa prestadora de serviço no simples nacional na qual eu fiz a distribuição anual dos lucros levando em consideração os percentuais aplicáveis de acordo com a tabela.

Acumulado nos últimos 12 meses = R$ 169.037,17 x 32% = R$ 54.091,89 (não tem a dedução do IR por causa da tabela conforme o acumulado).

A questão é o seguinte:

Essa mesma empresa quando fui fazer um encerramento do exercício evidenciou um lucro maior do que o demonstrado acima. Sei que quando tenho contabilidade que evidencie esse lucro posso distribuir mais.

1ª - Posso fazer essa distribuição da forma de uma empresa que não tivesse contabilidade, mesmo tendo como comprovado lucro superior?
2ª - Caso sim, essa diferença eu jogo para conta reserva de lucros, visto que não é mais permitido manter saldo nas contas de lucros acumuldos?
3ª - Esse lucro que esta na conta reserva como posso usa-lo, para não ir acumulando ano a ano?

Att,

Lucas Villar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.