x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 767

Custeio - Valorização e transformação de estoques

Daniel Filho

Daniel Filho

Iniciante DIVISÃO 1, Controller
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 19:14

Pessoal,

Espero que alguém possa me ajudar com a dúvida que eu tenho, uma vez que por mais que pesquise não consiga uma resposta concreta.
Todas as empresas que faço este tipo de questionamento, eu tenho a mesma resposta: o custo real é utilizado para valorização de estoques, e o custeio padrão como um reporte gerencial.

Mas a minha pergunta é: não é mesmo permitido a utilização de um custo hora fixo(padrão) para valorização de estoques?

Em uma rápida pesquisa eu encontro que: A legislação fiscal aceita que a empresa apure custos com base em padrões preestabelecidos (custo padrão ou "standard"), como instrumento de controle de gestão, desde que observado o seguinte (Parecer Normativo CST nº 06/1979):b) as variações de custos (negativas e positivas) sejam distribuídas aos produtos de modo que a avaliação final dos estoques não discrepe da que seria obtida com o emprego do custo real.

De acordo com esta passagem acima, eu entendo que a transformação de estoque tem que ser valorizada o custo real, ou seja um custo hora variável que cubra todas as despesas operacionais de uma fábrica.

Entretanto, o PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 16 (R1) indica que "a alocação de custos fixos indiretos de fabricação às unidades produzidas deve ser baseada na capacidade normal de produção. A capacidade normal é a produção média que se espera atingir ao longo de vários períodos em circunstâncias normais'.

E ainda segue "os custos indiretos de produção eventualmente não-alocados aos produtos e os valores anormais de custos de produção devem ser reconhecidos como despesa do período em que ocorrem, sem transitar pelos estoques, dentro desse mesmo grupo, mas de forma identificada.".

Pelo que é falado acima, eu entendo que os estoques também podem ser avaliados a um custo hora padrão baseado na capacidade normal de produção.

Afinal, posso ou não posso avaliar meus estoques a custo padrão?


Muito obrigado colegas!


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.