x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 800

Livro Diario Numeração para empresas transferdas de outra UF

Robson Alencar

Robson Alencar

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 8 fevereiro 2014 | 20:43

Pessoal, boa tarde...

Alguem sabe me informar qual a numeração que devo utilizar para registrar um Livro Diario, relativo ao ano que sofrou a transferencia para outra Uf? Saiu de minas para são paulo..

Minha duvida é porque na uf de origem (Junta Comercial de Minas Gerais) que abrange o periodo de 06/2008 a 09/2010, a empresa não registrou nenhum livro...

De minha responsabilidade, é registrar de 09/2010 em diante, na Junta de São Paulo, porem não sei se devo utilizar o numero 01 de set/2010 a Dez/2010, e Numeros 02,03,04 para os anos subsequentes, ou se devo respeitar a numeração considerando a abertura da empresaque seria 2008.

Não sei se a Jucesp confere a numeração dos livros posteriores, pois de toda forma, para a Jucesp, a empresa só existe de 09/2010 em diante, porissomeu raciocínio foi de que deveria ser numero 01, pois no periodo anterior a esta data a empresa estava registrada na Junta de Minas.

Também li em alguns artigos algo sobre Termo de Transferencia que deveria ser transcrito no livro diario, nos casos de mudança de uf, mas sinceramente nao entendi direito e nem encontrei um modelo para isso.

Peço a ajuda para os colegas que puderem me orientar..

Obrigado!

Robson

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 9 fevereiro 2014 | 23:13

Robson, a numeração do Livro diário deve ser sequencial, se existe um período a ser registrado anterior ao que você pretende deve ser o numero 1. Se não me engano a Junta Comercial pedirá prova que existe o primeiro livro para que eles registrem o segundo. Quando o registro é no cartório eles solicitam cópia da pagina onte consta o registro do livro anterior, ou seja, para registrar o livro 2 tem que mandar cópia do registro do livro 1. Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.