x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.374

Contas à Pagar no Plano de Contas!

Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 09:51

Gente, importei o contas à pagar do Financeiro para a Contabilidade e a contadora que me auxilia viu algo muito grave. Algumas despesas estão sem suas provisões e o pior, quem está fazendo o lançamento no Financeiro está provisionando no mesmo período do pagamento, ou seja, não respeita o principio da competência.


Já procurei no Plano de Contas e não achei no Passivo Circulante a conta 'Contas à Pagar' para fazer as devidas provisões, posso criar essa conta? Ela serve para todos os tipos de provisionamento? Por exemplo: despesas operacionais, não operacionais, financeiras etc.


Abraços!

Att
Davi Araújo Pinheiro
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 10:19

olá, o passivo circulante abrange as obrigações que a empresa deve pagar até 12 meses após o encerramento do balanço,
no passivo circulante vc vai encontrar o grupo de fornecedores de bens e serviços, os impostos, folha do pessoal + os encargos trabalhistas, e também o grupo "contas a pagar" que basicamente trata-se daquelas despesas que não fazem parte da atividade fim, logo são as despesas c/água, luz, telefone, material de expediente/escritório, etc...

segue modelo de plano de contas:
www.crcsp.org.br

segue uma apostila de contabilidade geral
profalecs.files.wordpress.com

sugiro ainda a leitura dos seguintes livros:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3444568

www.livrariasaraiva.com.br

www.livrariasaraiva.com.br

acredito que alguns desses livros vão lhe ajudar, vc certamente vai encontrá-los na biblioteca pública ou na biblioteca da faculdade.
caso ainda necessite de ajuda trás tuas dúvidas aqui para o fórum pois algum dos colegas vai lhe ajudar.

bom trabalho!

Danilo Mendes

Danilo Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 13:42

Sim você pode usar contas a pagar no passivo circulante, pois, são obrigações que a empresa teve para com seus fornecedores ou governo.
E nos link's acima você encontra modelos nos quais são de bastante ajuda a você.
Espero ter ajudado.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 15:04

Davi,boa tarde!


Para que as provisões sejam feitas corretamente e dentro das suas devidos períodos de competência,é interessante que os setores da empresa participem do processo de contabilização.Trabalhando com programas integrados,seria muito importante que o Financeiro se limitasse apenas aos movimentos financeiros que ele executa(Cobrança,recebimentos,pagamentos,etc...).Explicando melhor: Os impostos e contribuições devem ser informados ao Setor de Contabilidade pelo setor que os apuram,no caso o Setor Fiscal e o Setor de Pessoal/Recursos Humanos/Folhas de Pagamento,Compras,Faturamento,para que sejam contabilizados dentro das suas competências.Melhor ainda seria que esses setores,fizessem seus próprios lançamentos contábeis.Na minha opinião,recolhida de minha longa carreira,poder-se-ia com essa prática,detectar eventuais erros desde as provisões até os pagamentos.Não vejo com bons olhos,administrativamente falando,que o Financeiro execute as funções de provisionamento e pagamentos ao mesmo tempo.Pode acontecer com isso,a inserção de valores,que podem levar a uma série de "ajustes de ajustes",após determinados meses já encerrados.

Caso tenha dúvidas de entendimento sobre o que postei no seu tópico,por favor me avise

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.