x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.654

Previsão de faturamento

LUIZ CARLOS LIMA

Luiz Carlos Lima

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 12:07

Caros colegas
Em relação a rotina dos clientes solicitarem, influenciados pelos bancos, a famosa Previsão de Faturamento para empresas em inicio de atividade, entendo que o Contador não deva assinar tal documento, pois salvo engano sua prerrogativa não inclui prever (como exemplo a ciência da meteorologia sobre o tempo).
Nesses casos sugiro sempre que o próprio cliente assine tal documento, pois o mesmo poderá em seu planejamento projetar metas para seu negócio.
O que vocês acham, opinem por favor

Abraços



Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 12:20

Oi Luiz Carlos.

É complicado o assunto heim!

Mas as empresas ficam a merce dos bancos, pois não abrem a conta sem a assinatura do profissional neste documento.

No meu caso, eu assino a previsão, mas com a movimentação da empresa eu informo neste mesmo documento do banco com o faturamento dos últimos 12 meses, o mesmo valor do faturamento enviado a receita federal (extrato do simples). Se o banco me pedir o valor maior eu me nego em assinar e comunico ao proprietário da empresa.

rs

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
ANTONIO GILNESON LEMOS JOVITO

Antonio Gilneson Lemos Jovito

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 15:32

Oi Luiz, Boa tarde!
Isso é um assunto complicado mesmo, pois os bancos como disse a Luciana não aceitam sem a assinatura do Contador e para que a empresa não saia prejudicada o Contador acaba assinando, mas quando se inclui junto com essa previsão o faturamento dos últimos 12 meses prova-se ao banco que a empresa está divergente quanto aos valores e ai cabe ao banco decidir se acata ou não o valor fornecido..
Mas esse assunto ainda vai dar muita dor de cabeça, rs....

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 09:34

Caros colegas,

Eu entendo que se o contador é responsável pela empresa, e previsão de faturamento é um documento exigido pelas instituições financeiras, o mesmo deverá sim assinar tal documento, desde que o mesmo esteja de acordo com o movimento financeiro da empresa, p/evitar futuros problemas para o profissional; eu costumo pegar o movimento dos últimos doze meses, dialogar com o empresário e adicionar um indice de acrescimo no faturamento, nada fora da realidade.

Esta é apenas o meu entendimento, e faço desta maneira, lembrando sempre que sou responsável por aquela informação.


abraços...

Rogerio de Souza Santos
LUIZ CARLOS LIMA

Luiz Carlos Lima

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 09:35

Caro colegas Luciana e Antonio, obrigado pelas respostas.

Na minha região tenho demonstrado junto aos bancos que o Contador não deva assinar e sim o titular/sócio da empresa e os mesmos tem aceitado, apesar de um pouco de argumentação contrária de seus gerentes.
Como tenho notado que os bancos passaram a aceitar mais passivamente esse documento assinado exclusivamente pelo sócio/titular firmei e mantenho ainda mais minha posição.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.