x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.088

Ajuste de saldo do passivo, ref. exercício anterior

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 16:15

Boa tarde,

Li muito sobre isso no site, vi que o tema "ajuste de exercícios anteriores" já foi amplamente abordado, mas creio que não da forma que esclareça minha dúvida. Então peço a ajuda dos colegas.

Peguei a contabilidade de uma empresa em que antecipação de cartão foi lançada como empréstimo, no passivo. É importante ressaltar que é uma empresa do simples nacional e que todo dinheiro que entra no banco, relativo a cartão de crédito, é lançado como depósito, visto que a empresa se recusa a mandar relatórios, o que torna impossível a conciliação bancária.

Bem, preciso zerar essa conta do passivo, visto que na verdade esse valor não foi um adiantamento recebido e que será devolvido, e sim um dinheiro que foi recebido (nos modos de antecipação que já conhecemos) e nada mais.

Refleti e pensei que se as vendas foram recebidas pelo caixa, e se esse valor que entrou no banco foi creditado de uma conta do passivo, foi como se o valor tivesse sido recebido 2 vezes. Será que estou correta ao pensar assim?

Assim sendo, gostaria de saber se está correto, para correção:
D - recebimento com cartão (AC)
C - Caixa (AC)

e

D - Adiantamento de recebimento (PC)
C - Recebimento com cartão (AC)

zerando, assim, a conta do passivo e reduzindo o que imagino ter sido um recebimento dobrado

Ou seria mais correto
D - Adiantamento de Recebimento (PC)
C - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)

D - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)
C - Prejuízos Acumulados (PL)

O que iria zerar a conta do passivo e aumentar o prejuízo, levando-se em conta a questão do recebimento dobrado

Ou estou totalmente errada? E qual seria a solução?????

Muito obrigada a todos!!

André

André

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 16:26

Boa tarde!

Se vc acredita que teve 2 recebimentos do mesmo fato, a conta de caixa e/ou banco não bateria, certo?...Vc não tem relatórios para conciliar a conta caixa e banco para ter certeza da sua conclusão?

A empresa jamais deve negar relatórios ao contabilista...

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 16:37

Caro André,

São poucos os clientes que enviam o relatório de cartão, e os que enviam não nos mandam nada de suporte para relacionarmos a venda com o recebimento, visto que muitas vezes a venda, na mesma nota, por exemplo, foi recebida parte em dinheiro, parte em cartão... Por isso lançamos tudo como depósito.

Com relação a eu estar achando que o recebimento foi dobrado, o raciocínio foi o seguinte: se a venda foi lançada creditando o caixa, e se na hora que o dinheiro entrou no banco eu não lancei como depósito, não tirei o dinheiro do caixa, o dinheiro não estaria entrando 2 vezes: uma vez no caixa e outra no banco? Se bem que quando entrou no banco gerou um passivo, uma dívida... Estou realmente confusa agora... Já lancei mão até de razonetes... rs... mas não consegui chegar a uma conclusão sobre como corrigir esse erro, sobre como demonstrar que na verdade o dinheiro que entrou no banco, lá em 2012, não era um empréstimo, e sim um dinheiro saído do caixa (é fictício, mas, na ausência de relatórios, é o melhor que podemos fazer...)

Grata

(é realmente frustrante a ausência de informações. Não sei se os clientes querem "esconder do contador", se acham "desaforo" ou se realmente não tem o menor controle do dinheiro que entra e sai em suas empresas. Tentamos nos proteger com termos de responsabilidade, mas...)

Robson Gaideski

Robson Gaideski

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 22:08

Sabrina, boa noite!

Pelo que entendi, os lançamentos que você mencionou estão com o raciocínio correto, conforme abaixo:

D - recebimento com cartão (AC)
C - Caixa (AC)
e
D - Adiantamento de recebimento (PC)
C - Recebimento com cartão (AC

Porém, os lançamentos corretos se darão da seguinte forma:
D - recebimento com cartão (AC)
C - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)

D - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)
C - Caixa (AC)
e
D - Adiantamento de recebimento (PC)
C - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)

D - Ajuste de Exercícios Anteriores (PL)
C - Recebimento com cartão (AC)

A conta "Ajuste de Exercícios Anteriores, serve para demonstrar os ajustes efetuados referente a erros de períodos anteriores, desta forma, esta conta sempre deverá zerar no final do exercício. E somente quando for correção de alguma conta de resultado, que deverá debitar ou creditar o lucro ou prejuízo acumulado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.