x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 5.916

Autenticação Livro Diario Sem o Livro Antetior

Rogerio Reis

Rogerio Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 12:18

Caros Colegas,

Estou tendo problemas para registrar livros diários sem a apresentação do livro anterior. Até já foram criados alguns tópicos, porem nenhum deles ajudou com o meu problema.

Estou enviando alguns livros para registro de 2012, porem a JUCESP nas três vezes que enviei os livros para autenticação, tem solicitado o livro anterior alegando que serve para atualização de cadastro. Porem no paragrafo único do Art.15 da IN 107 de 23/05/2008 e no paragrafo único do art. 15 da IN 11 de 05/12/2013 dispõem sobre a autenticação de livros dizendo o seguinte:

"Paragrafo Único: A Autenticação do instrumento independe da apresentação física à Junta Comercial de outro(s) anteriormente autenticado (s)."

Como base nas IN's acima ou de alguma outra forma, alguém conseguiu autenticar livro diário sem apresentar o livro anterior?

Agradeço imensamente a colaboração dos colegas.

Obrigado

Obs.: A legação da JUCESP sobre atualização dos cadastros é de inteira responsabilidade da JUCESP. Desde a IN de 2008 no art. 27 já diz a respeito. E no art. 35 da IN de 2013 também dispõe da mesma forma.

Rogerio Reis

Rogerio Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 14:08

Clovis, mas você enviou livros neste ano? Essas empresas tinham livros de outros anos em atraso como o meu caso?
Desde o final do ano passado eles tem pedido. Inclusive na Folha de Exigência item 18 diz: Comprovar autenticação dos livros (ordem) anteriores.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 14:29

Rogerio

Sim, já enviei livros para registro este ano, mas estão todos em dia. Na folha de exigência consta sim o ítem 18, mas quando protocolamos no setor de registro de livros, eles conferem com a última numeração registrada, caso tenha divergência, é citada na folha de exigência o ítem 8 -"O número de ordem não confere com a sequência arquivada na Jucesp".

Seu caso é estranho, semana passada mesmo, retiramos 10 livros sem problemas.

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Rogerio Reis

Rogerio Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 14:37

Os meus livros são antigos. O sistema da JUCESP não deve ter o ultimo registrado no cadastro deles e por isso pedem o ultimo para atualização.

Carmem Vaz

Carmem Vaz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 19:45

Pessoal realmente a Junta não esta registrando mais livros que vc não tenha registrado os anteriores.

Agora preciso de uma ajuda.. estou regularizando um cliente e o antigo administrador se nega a assinar seu periodo. O atual pode assinar ou não?

Alguém sabe me dizer?

Obrigada!

REGINALDO DOMA DE ALEXANDRIA

Reginaldo Doma de Alexandria

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 20:48

Gostaria de saber como faço para autenticar livros de empresas isentas e imunes obrigada ao ECD apartir de 2014, o manual do validador so fala da recepção nas juntas comerciais e não falam de registro em cartório.

GLEISON DE OLIVEIRA SILVA

Gleison de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 5 janeiro 2015 | 16:05

Boa tarde à todos. Tenho um livro para registrar na JUCERJA ref ao ano 2013, alguém pode nos informar se basta somente enviar a taxa de recolhimento? pois no site da JUCERJA não vejo nenhum requerimento para autenticação dos livros dários e razão.

Gleison SilVa
Contador, Pós graduando em Gestão Tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.